
FARNBOROUGH, Reino Unido – A Boeing e a Clear Sky, uma empresa de investimentos dedicada à sustentabilidade na aviação, anunciaram hoje, 23 de julho, durante o Farnborough International Airshow 2024, na Inglaterra, que estão unindo forças para acelerar soluções sustentáveis para a aviação.
Como projeto inicial, as empresas ajudarão a testar e avançar a tecnologia de ponta da Firefly Green Fuels para aumentar a produção de combustível sustentável de aviação (SAF) no Reino Unido.

A Firefly transforma resíduos de esgoto em SAF através da liquefação hidrotérmica (HTL). Este processo utiliza calor e alta pressão para converter resíduos em óleo biocru e em biochar, uma substância em pó que pode ser usada como fertilizante. Segundo análises independentes, o SAF produzido a partir deste insumo abundante, mas ainda não explorado, reduz as emissões de CO₂ no ciclo de vida em mais de 90% em comparação com o combustível de aviação tradicional à base de petróleo.
O consórcio liderado pela Clear Sky, composto por investidores e parceiros estratégicos, incluindo a Boeing, investirá na nova tecnologia da Firefly, sujeito à diligência final. A Boeing fornecerá treinamento, orientação e facilitação nos testes que acelerarão a qualificação desta nova rota para SAF.
“O SAF oferece a maior oportunidade para descarbonizar a aviação, e o desafio coletivo da indústria de trazê-lo para uma escala global requer novos caminhos sustentáveis”, disse Brian Moran, diretor de sustentabilidade da Boeing. “A Clear Sky combina muitos anos de experiência em investimentos com conhecimento sobre os desafios de descarbonização da aviação. A tecnologia da Firefly tem um potencial transformador, pois o insumo para SAF, resíduos de esgoto, é ível em todas as regiões do mundo.”
Atualmente, o SAF representa 0,1% do uso global de combustível de aviação. No Reino Unido, o mandato pendente para alcançar 10% de SAF na mistura de combustível de aviação até 2030 exigirá 1,2 milhão de toneladas de SAF até 2030, aumentando para 7 milhões de toneladas até 2050, de acordo com o UK Net Zero Carbon Roap da ICF.
O investimento da Boeing e da Clear Sky demonstra progresso no roteiro, dado que os resíduos de esgoto disponíveis no Reino Unido podem atender a uma proporção significativa da demanda de SAF do país.
“Em um mundo onde a demanda por SAF supera a oferta disponível, a Firefly está abrindo caminho para um combustível competitivo em termos de custo e disponível globalmente”, disse James Hygate, CEO da Firefly. “Com o apoio da Clear Sky e da Boeing, estamos avançando em direção ao nosso objetivo de produção comercial no Reino Unido até 2029, e replicação rápida em todo o mundo.”
Além de apoiar a Firefly, a Boeing e a Clear Sky estão embarcando em uma parceria internacional de investimentos focada em soluções de sustentabilidade que abrangem a aviação e indústrias adjacentes, como produtos químicos e materiais. As áreas de foco incluem SAF, propulsão alternativa, remoção de carbono e materiais avançados e reciclagem.
“A Boeing é indubitavelmente uma líder no avanço da jornada de descarbonização da aviação”, disse Krishnan Narayanan, Sócio Fundador da Clear Sky. “Estamos encantados em colaborar com a Boeing para expandir a Firefly com mais projetos a serem anunciados no futuro.”
Informações da Boeing
O AEROIN está presente em mais essa edição do Farnborough International Airshow. Para conferir todas as notícias do grande evento, clique aqui.