
Um voo da Qatar Airways acabou enfrentando turbulência pesada quando sobrevoava a Europa, e várias pessoas, incluindo tripulantes, ficaram feridas.
O incidente aconteceu nesta manhã de domingo, 26 de maio, num voo feito por um Boeing 787-9 da Qatar Airways de Doha para Dublin na Irlanda. A aeronave sobrevoava a Turquia quando uma turbulência repentina começou, e levou o avião a uma razão de descida de 21 mil pés por minuto (6.400 m/min), 7x a mais que a descida normal que é de normalmente 3 mil pés por minuto (900 m/min), segundo dados preliminares de radar apontam.
Esta queda foi repentina e logo recuperada, resultando numa pera de 275 pés (83 metros) de altitude, segundo os dados iniciais indicam.
Apesar do susto durante o voo, a aeronave continuou a voar para a Irlanda normalmente. Após o pouso em Dublin, o aeroporto da cidade informou em nota oficial que um total de 12 pessoas ficaram feridas, sendo 6 ageiros e 6 tripulantes, sendo que 8 destes já foram encaminhados ao hospital. O voo de retorno para Doha será feito com a mesma aeronave, como já programado anteriormente, mas sofrerá um atraso.
https://t.co/brMzOPWzka
— AviationSource (@AvSourceNews) May 26, 2024
It is understood that over Turkish airspace, the aircraft dropped 275 feet at a rate of -21,888 feet per minute.https://t.co/B3y7GCxPQX@RadarBoxCom#QatarAirways #Doha #Dublin #Boeing #B787 #Turbulence #AvGeek
Airbus A380 da Qatar que voava de Doha para Dublin encontrou forte turbulência sobre a Turquia. Seis ageiros e outros tantos tripulantes sofreram ferimentos ligeiros. São cada vez mais frequentes os episódios de turbulência significativa (moderada a severa) nas rotas e… pic.twitter.com/bpXF59dqgT
— José Correia Guedes (@t340) May 26, 2024
Até o momento, a companhia aérea não se posicionou sobre o assunto, e o tipo de ferimento que a turbulência causou nos ocupantes ainda é desconhecida. Este caso é bastante similar ao da Singapore Airlines, que deixou vários feridos e um morto recentemente: