
Um Boeing 737 está chegando na noite deste domingo (27) ao Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, procedente da Espanha.
A aeronave, de matrícula B-3999, tem uma pintura discreta, exibindo apenas a inscrição em chinês que se traduz como Beijing Airlines, além do símbolo da Air China na cauda e nos winglets.
A Beijing Airlines é a subsidiária de voos fretados e VIP da Air China, sendo frequentemente utilizada pelo governo de Pequim, como é o caso de hoje com este 737-700 VIP, designado Boeing Business Jet, ou BBJ1, já que sai de fábrica em configuração de alto luxo, com poucos assentos e alcance estendido.
Esta mesma aeronave esteve no Brasil no ano ado e agora retorna ao país em uma nova missão diplomática: trazer representantes chineses para a Reunião de Chanceleres da Presidência Brasileira do BRICS, que contará com a presença de altos diplomatas da África do Sul, China, Índia e Rússia, além de outros membros de segundo escalão do bloco econômico.
O evento será realizado nos dias 28 e 29 de abril de 2025, no Rio de Janeiro e um jato russo já chegou ao Galeão para levar os participantes do seu país para o evento.
Desta vez, o percurso realizado pela aeronave foi o seguinte: Pequim – Almaty (Cazaquistão) – Granada (Espanha) – Rio de Janeiro, com pouso no Galeão previsto para próximo das 20h00 deste domingo.