
Na noite do domingo, 5 de maio, um avião de carga da Serve Air Cargo, modelo Boeing 737-300F e registro 9S-AKK, envolveu-se em um imprevisto ao pousar no Aeroporto N’djili, em Kinshasa, República Democrática do Congo.
O avião desviou-se para a direita durante o pouso na pista 24, por volta das 19h00, horário local (18h00 GMT), e parou com todas as rodas em solo macio (excursão de pista, ou “runway excursion”), ficando impossibilitado de se mover.
Felizmente, não houve feridos no incidente. Não há informações sobre a extensão dos danos, mas imagens mostram que ao menos os motores foram bastante danificados devido à saída de pista.
Sortie de piste hier d’un avion @ServeAir à l’aéroport international de N’Djili. Mais les vols @Air et @FlyingBrussels se sont posés et ont décollé sans problème même si @FlyingBrussels est retardé à Zaventem @BrusselsAirport pic.twitter.com/qCqFYN9YJs
— RVA-SA (@rvadrc) May 6, 2024

Após o ocorrido, equipes de emergência e técnicos da Serve Air Cargo trabalharam para remover a aeronave da área adjacente à pista, para que o aeroporto retomasse suas operações normais. Guindastes foram usados para a movimentação do jato.

O Aeroporto N’djili, um dos mais movimentados da República Democrática do Congo, teve suas atividades temporariamente afetadas enquanto os trabalhos eram realizados. Autoridades aeroportuárias e representantes da Serve Air Cargo ainda não divulgaram um comunicado oficial sobre a ocorrência.