
Na corrida pela vida, na última sexta-feira (5), a Polícia Civil do Paraná (PR), em conjunto com a Divisão de Transporte Aéreo da Casa Militar, transportou órgãos vitais para transplante. O material foi encaminhado de Maringá, no Noroeste do Estado, até um hospital em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba.
De acordo com a PR, a primeira etapa do transporte, iniciada na noite da última quinta-feira (4) e realizada com o avião modelo Baron B58, levou a equipe médica para a captação do coração e do fígado.
A equipe retornou a Curitiba na manhã da sexta-feira, utilizando um dos helicópteros AS-350B2 Esquilo do Grupamento de Operações Aéreas (GOA). Os órgãos foram levados ao hospital, local onde foi realizada a cirurgia.
De acordo com o delegado da PR e chefe do GOA, Renato Coelho, através da parceria da Polícia Civil com a Casa Militar são atendidas inúmeras demandas nas quais haja necessidade do emprego da aeronave.
“Quando há necessidade de apoio à central de transplantes ou outra instituição, nós, através dessa parceria, utilizamos a aeronave do GOA e a Casa Militar disponibiliza um piloto em comando para atendimento de todas as ocorrências”, explica Coelho.
O Grupamento de Operações Aérea da PR faz o transporte de órgãos para transplantes para garantir agilidade no deslocamento do material. Além disso, atua em operações programadas para cumprimento de mandados.
A unidade auxilia e presta apoio aos seguintes órgãos da segurança pública: Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Forças Armadas e Guarda Municipal.
Informações da Polícia Civil do Paraná
Leia mais: