
Após audiências com a Infraero e a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), realizadas na última sexta-feira (11), em Brasília, o vice-prefeito de Barreiras (BA), Túlio Viana, voltou a tratar das operações no Aeroporto Regional Dom Ricardo Weberberger, em nova agenda nesta terça-feira (15).
A reunião, desta vez virtual, ocorreu com representantes da ANAC, marcando mais um o no acompanhamento técnico das etapas que antecedem as intervenções estruturais no aeródromo.
Participaram da videoconferência o gerente técnico de Gerenciamento de Riscos da ANAC, Alberto de Barros, além dos técnicos Vivian Borges, Wallace Silva e Graciela Maria. Durante o encontro, o gestor local do aeroporto, Venâncio dos Anjos, apresentou o Plano de Gerenciamento do aeroporto, que contempla desde a documentação exigida até metodologias de análise de risco — tanto ativa quanto reativa — com estudos de caso, vistorias operacionais e outros procedimentos fundamentais para garantir a segurança das operações.
Reconhecido como uma estrutura estratégica para o desenvolvimento do turismo, do comércio, da agroindústria e para a atração de novos investimentos no oeste baiano, o aeroporto de Barreiras vem sendo tratado como prioridade por lideranças locais. A ampliação do terminal e a regularidade dos voos são metas defendidas por diversos setores produtivos da região. Durante a reunião, o gerente técnico da ANAC destacou os avanços já obtidos.
“A apresentação feita hoje pelo gestor mostrou um progresso significativo no planejamento para a manutenção das operações no aeroporto. Algumas adequações ainda são necessárias, especialmente na estrutura operacional, e, assim que essas pendências forem resolvidas, poderemos avançar para novas etapas, como a elaboração da Biblioteca de Perigos”, pontuou Alberto de Barros.
O diálogo contínuo com os órgãos federais e a supervisão técnica de cada etapa do processo reafirmam o compromisso da gestão municipal em garantir que o Aeroporto Regional Dom Ricardo Weberberger siga com suas operações e possa atender às demandas de uma economia regional em constante crescimento. O vice-prefeito Túlio Viana reforçou a importância do alinhamento técnico em todas as fases do projeto.
“A reunião com os técnicos da ANAC e com o gestor do aeroporto, Venâncio dos Anjos, foi muito produtiva. Fiquei extremamente satisfeito com o reconhecimento ao trabalho desenvolvido até aqui. O plano de segurança e operações do nosso aeroporto foi amplamente elogiado pelos especialistas. E o mais importante é que estamos construindo, em conjunto, uma solução que assegure a continuidade das operações, sem paralisações. Isso dá tranquilidade à população de Barreiras e de toda a região oeste da Bahia. Estamos trabalhando para manter e fortalecer esse equipamento essencial para o nosso desenvolvimento”, destacou.
Informações da Prefeitura de Barreiras
Leia mais: