
A multinacional britânica BAE Systems assinou um acordo na semana ada com a Airbus para fornecer o sistema de armazenamento de energia para o projeto de demonstração de micro-hibridização da Airbus para aeronaves comerciais. As duas empresas avançarão na aviação sustentável amadurecendo e integrando tecnologias de eletrificação que podem reduzir a pegada de carbono da aviação.
A BAE Systems desenvolverá, testará e entregará pacotes de armazenamento de energia para aeronaves elétricas na classe de potência de megawatts, oferecendo capacidade de energia de duzentos quilowatt-hora para melhorar a eficiência energética e o desempenho. O sistema de armazenamento de energia proporcionará assistência de propulsão elétrica ao motor durante várias fases do voo.
Como parte do acordo, a BAE Systems fornecerá sistemas de armazenamento de energia para a Airbus para testes em laboratório e integração de sistemas para a demonstração da tecnologia de hibridização.
“Nosso trabalho junto com a Airbus ajudará nos futuros desenvolvimentos em viagens aéreas, avançando na aviação sustentável com soluções de gerenciamento de energia de ponta”, disse Ehtisham Siddiqui, vice-presidente e gerente geral de Soluções de Controles e Aviônicos da BAE Systems. “A experiência da BAE Systems em sistemas críticos de voo e eletrificação de veículos nos equipa para atender às demandas únicas da aviação, permitindo-nos otimizar o desempenho, trabalhar em direção a operações mais responsáveis de aeronaves e abordar o voo elétrico seguro.”
A BAE Systems fez investimentos na eletrificação de aeronaves e gerenciamento de energia, aproveitando sua experiência em sistemas críticos de segurança para amadurecer tecnologias que atendem aos requisitos de desempenho e certificação dos sistemas de armazenamento de energia. A tecnologia da empresa é certificável, tolerante a falhas, e projetada para abordar os mais altos níveis de segurança, incluindo soluções para mitigação e contenção de superaquecimento.
A empresa desenvolveu soluções para enfrentar os principais desafios do armazenamento de energia na aviação elétrica, fornecendo equilíbrio entre energia e potência para a próxima geração de aeronaves. Sua linha de produtos de armazenamento de energia oferece um caminho de atualização para densidade de energia de 300 Wh/kg usando células de formato padrão de alto volume. Isso oferece às aeronaves um caminho de atualização econômico e escalável à medida que a tecnologia de bateria amadurece.
A experiência da BAE Systems no desenvolvimento e integração de sistemas de energia e propulsão elétrica remonta a mais de 25 anos, enquanto sua expertise no desenvolvimento de sistemas de controle críticos para voo para aeronaves militares e comerciais abrange mais de quatro décadas.
O trabalho no sistema de armazenamento de energia será realizado na instalação de engenharia e fabricação de última geração da BAE Systems em Endicott, Nova York.
Informações da BAE Systems