
A Azul Linhas Aéreas seguirá recebendo jatos A330 neste ano, com mais duas aeronaves confirmadas para chegarem ao Brasil a partir de agosto. Os jatos são oriundos da aérea alemã Condor Airlines e, como o AEROIN antecipou, terão as matrículas PR-AIN e PR-AIL ao chegarem no Brasil.
Agora, Jason Ward, Vice-presidente de Pessoas e Clientes da Azul, deu mais detalhes sobre as aeronaves.
A princípio, elas manterão a configuração da Condor, que é de 22 assentos na Classe Executiva e 240 na Econômica, não muito diferente da disposição dos atuais A330-200 da Azul, com 251 poltronas na Econômica e 20 na Executiva. Esta manutenção de configuração também já havia sido antecipada anteriormente e segue a linha do que a companhia faz hoje com os jatos A330neo oriundos da AirAsiaX.
Porém, é bem provável que os aviões que vieram da Condor não sejam modificados para o padrão Azul, já que em entrevista ao portal Melhores Destinos, Ward informou que os jatos ficarão apenas quatro anos na empresa, devendo dar baixa no final de 2028.
Esta data de saída coincide com a chegada dos três novos jatos A330neo encomendados junto à Airbus ainda em 2022, os quais têm a previsão de entrega para 2027, mas que pode atrasar dada a situação global de problemas com fornecedores e por isso a Azul decidiu correr o novo risco de ficar sem avião e decidiu ficar ao menos um ano a mais com os jatos ex-Condor.
Já o outro A330neo usado, desta vez vindo da Air Belgium, chegará apenas no próximo ano. A companhia aérea de fretamento belga, inclusive, está dispensando o modelo por problemas nos motores e acusou publicamente a Rolls-Royce de fazer um produto de má qualidade.
Ironicamente ou não, um dos jatos A330neo da Azul está parado por falta de componentes para os motores, que, segundo o próprio Jason Ward informou, é reflexo dos problemas globais na cadeia de fornecimento.
O jato da Air Belgium que virá para a Azul hoje tem a matrícula OO-ABG, com a configuração de 30 assentos na Executiva, 21 na Econômica (disposição 2-3-2) e 235 na Econômica regular na disposição 2-4-2. Esta configuração é um pouco distinta dos A330neo originais da Azul, que têm 34 poltronas na Executiva e 264 na Econômica, sempre dispostos na configuração 2-4-2, sendo que 96 destes assentos têm um espaço maior para as pernas e maior reclínio, na área chamada Economy Xtra. No total, o avião que voa hoje na Bélgica só tem 12 assentos a menos que o da Azul.