
O Comando de Operações Especiais da USAF recebeu suas duas primeiras aeronaves de treinamento T-802U, em Hurlburt Field, Flórida, no último dia 28 de junho de 2024, em preparação para o uso militar dos aviões agrícolas.
E nesta segunda-feira, dia 8 de julho, essas aeronaves começaram a ser usadas para treinar pilotos de testes, em preparação para o início de serviço dos aviões OA-1K Sky Warden.
O OA-1K é um sistema de aeronave de baixo custo, confiável, multifuncional e de pequeno a médio porte, projetado para apoiar o pessoal de operações especiais geograficamente isolado.
O projeto é tocado pela L3Harris, uma empresa do setor de defesa, que fechou uma parceria com a Air Tractor para que aeronaves agrícolas AT-802 fossem modificadas de fábrica para uso militar, contando com ponto para lançamento de foguetes, bombas e mísseis, além de uma ampla gama de sensores e câmeras.
A aeronave realizará e aéreo aproximado, ataques de precisão, inteligência armada e vigilância e reconhecimento em ambientes austeros e permissivos. A natureza multifuncional do sistema permite que o Comando de Operações Especiais (SOCOM) conduza operações de guerra irregular de maneira mais econômica, liberando outros recursos e ativos à Estratégia de Defesa Nacional.
O treinamento com as aeronaves de treinamento T-802U começou em Hurlburt Field na semana de 8 de julho de 2024. Ainda não existe uma data para que a capacidade operacional inicial (IOC) seja alcançada.
Com Informações da Assessoria de Imprensa da AFSOC
Receba as notícias em seu celular, clique para ar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.