
Os símbolos da Universidade Estadual de São Petersburgo (SPbU) decoram agora um avião Sukhoi Superjet 100 da Rossiya Airlines. O avião foi apresentado no aeroporto de Pulkovo pelo vice-primeiro-ministro Dmitry Chernyshenko, pelo reitor da Universidade Nikolai Kropachev e pelo diretor-geral da Rossiya Airlines, Jan Burg, informou um correspondente da TASS.
“O presidente do nosso país, Vladimir Putin, instruiu a garantir a rápida conquista da soberania tecnológica. Esta bela aeronave, que traz o logotipo da pintura festiva do 300º aniversário da Universidade de São Petersburgo, personifica a conquista da soberania tecnológica, que se deve em grande parte ao fato de que a Universidade de São Petersburgo treina especialistas em especialidades de engenharia e cria descobertas científicas que levam a tecnologias que tornam nossas aeronaves completamente substituídas por importações”, disse Chernyshenko.
Como Burg acrescentou, os símbolos de aniversário da universidade são colocados na aeronave Superjet 100, que voará durante todo o ano e popularizará a educação clássica russa.
Segundo o reitor da universidade, foi realizado um concurso para criar os símbolos, que foram colocados na aeronave, e sete esboços foram os finalistas. O vencedor foi escolhido por votação em uma plataforma online desenvolvida pela universidade.
A Universidade Estadual de São Petersburgo foi fundada por ordem do imperador russo Pedro, o Grande pelo decreto do Senado de 8 de fevereiro de 1724, juntamente com a Academia de Ciências, por isso é legitimamente considerada a universidade mais antiga da Rússia.
Cientistas notáveis estudaram e trabalharam lá, nove se tornaram ganhadores do Prêmio Nobel, dois se tornaram ganhadores do Prêmio Fields, bem como pessoas que chefiaram o governo, ministérios e departamentos de diferentes países, tornaram-se campeões olímpicos e poetas.
Hoje, a Universidade de São Petersburgo é um centro de classe mundial de ciência e educação, onde mais de 27.000 pessoas de mais de 100 países estudam.