
Um incidente ocorreu no Aeroporto de Samui, na Tailândia, envolvendo uma aeronave de transporte militar Hercules C-130 da Força Aérea Real da Tailândia (RTAF), que colidiu com um poste de luz e acabou parando em um arbusto devido a uma falha no sistema de freios durante o procedimento de partida do motor.
O porta-voz da RTAF, o Vice-Marechal do Ar Prapas Sonjaidee, informou que o incidente aconteceu por volta das 14h30 da sexta-feira, 2 de maio.
A aeronave C-130, do Tipo 8, pertencente ao Esquadrão 601 da Ala 6, estava realizando uma rota de treinamento de voo rotineira que incluía os trajetos de Don Mueang a Trang, Samui e de volta a Don Mueang.
Royal Thai AF Hercules C-130 military transport aircraft hits a light pole and ends up in some bushes after a brake system malfunction during engine startup at Samui Airport, Thailand.
— Breaking Aviation News & Videos (@aviationbrk) May 3, 2025
RTAF spokesperson Air Vice Marshal Prapas Sonjaidee revealed that the incident occurred at… pic.twitter.com/y6F72UePHT
Ao parar no Aeroporto de Samui e enquanto realizava os procedimentos padrão de partida do motor em solo, o piloto identificou uma falha no sistema de freios, o que impediu o controle adequado da aeronave. Como resultado, o C-130 avançou além da zona de estacionamento designada.
No momento do incidente, a aeronave transportava 8 membros da tripulação e 54 ageiros, totalizando 62 pessoas a bordo. Felizmente, todos ficaram ilesos e não houve feridos.
As autoridades da RTAF iniciarão uma investigação detalhada para determinar as causas da falha.