
A aviação foi fortemente impactada com a agem do furacão Milton pela região oeste e central da Flórida.
A pior tormenta da temporada começou como categoria 5 e, às 21h30 no horário de Brasília (20h30 no horário local da Flórida), já menos intensa, mas ainda bastante destrutiva, atingiu o solo próximo à cidade de Sarasota, na costa oeste do estado.
Após atingir o solo, com categoria 3, desacelerou com ventos de 190 km/h e continuou a desacelerar, atingindo 138 km/h com rajadas de 168 km/h, segundo os dados publicados às 22h no horário local pela NOAA – istração Oceânica e Atmosférica Nacional Americana.
10pm EDT #Hurricane #Milton Position Update:
— National Hurricane Center (@NHC_Atlantic) October 10, 2024
A Flash Flood Emergency is in effect for the Tampa Bay Area as Milton continues to move inland.
A sustained wind of 86 mph & gust of 105 mph was recently reported at a WeatherFlow station at Egmont
Channel.… pic.twitter.com/N9K2Xr8SjE
Ainda assim, Milton causou vários danos, como a um avião de pequeno porte Piper PA-28-140 Cherokee, de matrícula N32326, que foi visto de cabeça para baixo no Aeroporto Municipal de Venice, cidade ao sul de Sarasota e Tampa, que são das duas grandes metrópoles da costa oeste da Flórida.
As imagens foram gravadas pelo canal WXChasing, rodado por Brandon Clement e Jonathan Petramala, que perseguem furacões e tempestades pelos EUA, em um veículo preparado e com internet Starlink instalada.
Na transmissão ao vivo que você pode ver novamente abaixo, é possível ver várias árvores e postes caídos, com áreas alagadas e praticamente sem iluminação na maior parte da cidade:
Os aeroportos de Sarasota, Orlando International, Orlando Sanford, Daytona Beach, Melbourne, West Palm Beach e Southwest Florida (Fort Myers) estão fechados, com todos os voos comerciais cancelados.