
Uma aeronave russa Ilyushin Il-96 está, neste momento, a caminho do Rio de Janeiro, numa missão diplomática com escala técnica.
De matrícula RA-96018, trata-se de um quadrijato Ilyushin Il-96-300 da Força Aérea da Rússia, operado pelo esquadrão de voos especiais que serve à alta cúpula do governo de Moscou, comandado pelo ditador Vladimir Putin.
A aeronave saiu do Aeroporto Internacional de Vnukovo, em Moscou, seguiu até Casablanca, no Marrocos, para uma parada de reabastecimento antes de seguir para o Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro:
Esta visita à capital fluminense ocorre por ocasião da Reunião de Chanceleres da Presidência Brasileira do BRICS, que contará com a presença de altos diplomatas da África do Sul, China, Índia e Rússia, além de outros membros de segundo escalão do bloco econômico. O evento será realizado nos dias 28 e 29 de abril de 2025, no Rio de Janeiro.
Segundo informações do perfil Carioca Spotters, o IL-96 deve partir do Rio de Janeiro às 16h00 do dia 29, rumo à República Dominicana.
Há pouco mais de um ano, em fevereiro de 2024, numa outra visita diplomática, um Il-96 da Rússia teve o abastecimento recusado por vários fornecedores no Galeão, que temiam sanções diplomáticas do governo americano por realizar a venda de combustível de aviação para um país agressor e invasor.
Apesar do ime, um fornecedor de menor porte providenciou o combustível de última hora, e o jato conseguiu partir da capital fluminense: