
Pilotos de uma aeronave Airbus A340-600 da Lufthansa e um motorista do carro de reboque tiveram que atuar para lidar com uma situação inesperada: a separação do reboque do grande jato durante a ação de empurrar a aeronave (pushback) para longe do portão no aeroporto de Munique, na Alemanha.
Após o desprendimento do reboque, a aeronave começou a deslocar-se para trás de maneira não controlada, enquanto o motorista do caminhão corria para colocar os calços nos pneus. Os pilotos, por sua vez, não tinham visibilidade total do que se ava logo abaixo.
Nas imagens gravadas no local e divulgadas nas redes sociais, é possível ver quando o avião se desprende, ainda a baixa velocidade, e o condutor do trator corre com os calços nas mãos para depois colocá-los próximos ao trem de pouso dianteiro do grande avião. Em seguida, os pilotos acionam os freios.
Caso a aeronave estivesse em uma velocidade maior no pushback, a ação necessária deveria ser o uso dos freios de modo cauteloso, para evitar o bloqueio das rodas e simplesmente transformar energia cinética em calor dentro dos freios, bem como evitar perder o equilíbrio (Centro de Gravidade) da aeronave.
O vídeo (abaixo) retratando este evento excepcional foi visto mais de meio milhão de vezes entre o TikTok e o Twitter.
Am Münchener Flughafen machte sich ein #Airbus der #Lufthansa selbständig. pic.twitter.com/crcfshFjyY
— Der CrossChecker (@dercrosschecker) January 12, 2024