
No último sábado, 28 de dezembro de 2024, a LATAM realizou um transporte gratuito de primatas para o Zoológico de São Paulo, por meio de seu programa Avião Solidário, em parceria com a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB).
Nesta operação, um macho e uma fêmea da espécie ameaçada de extinção mico-leão-da-cara-dourada (Leontopithecus chrysomelas) foram trasladados de Ilhéus, na Bahia, para o zoológico, onde receberão cuidados especializados.
Esses micos foram resgatados em Ilhéus, com a fêmea jovem tendo sido entregue voluntariamente à Polícia Ambiental da Bahia, pois era criada como um animal de estimação.
Posteriormente, ela foi direcionada ao INEMA (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) e, em seguida, ficou sob os cuidados do Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (CETRAS), gerenciado pela Bahia Mineração (BAMIN), que está implementando o projeto Porto Sul. O macho foi resgatado dias depois na mesma região e também encaminhado ao CETRAS.
Após avaliação dos especialistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), concluiu-se que os animais não poderiam ser devolvidos ao seu habitat natural, mas poderiam ser integrados ao manejo ex-situ, ou seja, sob cuidados humanos.
Este manejo faz parte do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Primatas da Mata Atlântica e da Preguiça-de-Coleira.
O Zoológico de São Paulo foi identificado como um local adequado para receber os animais, devido ao seu histórico na manutenção e conservação da espécie, além de contar com uma infraestrutura adequada e uma equipe técnica capacitada para garantir a saúde e bem-estar dos micos.
É importante ressaltar que o mico-leão-da-cara-dourada possui uma distribuição restrita ao Sul da Bahia e, recentemente, foi declarado símbolo da cidade de Ilhéus pela Lei Municipal nº 4.315/24.
O transporte foi realizado pela LATAM Cargo em um voo direto, que reduziu o tempo de deslocamento de 25 horas por via terrestre para apenas 2 horas e 30 minutos. Essa ação destaca o compromisso da LATAM e do programa Avião Solidário com a conservação da vida selvagem no Brasil, que, ao longo dos 13 anos de existência, já ajudou a proteger mais de 4.600 animais.