
A repetida e longa espera de um voo da Azul para decolar chamou a atenção no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, nas últimas noites. Operado pelo Boeing 777-200ER da portuguesa euroAtlantic Airways, o voo AD-8900 tem sido alvo de reclamação dos ageiros neste mês de janeiro. 6r3n5i
O motivo é a longa espera para decolagem, que pode chegar a mais de duas horas. O caso mais recente aconteceu ontem, 28 de janeiro, quando o 777 de matrícula CS-TSX saiu do portão às 20h25, já com um atraso de praticamente uma hora, considerando que a decolagem estava prevista para ocorrer às 19h30.
Às 20h35 o jato 777 chegou no ponto de espera da cabeceira 33, próximo ao Hangar da Azul e da Rodovia Santos Dumont (SP-075), que dá o ao Aeroporto de Viracopos. Mas apenas às 21h57 entrou na pista e iniciou a decolagem.
Em outro caso, em 15 de janeiro, o avião chegou no ponto de espera da pista 33 às 20h00, mas só decolou às 22h13. Outros atrasos por espera na cabeceira, inferiores a uma hora, ocorreram nos dias 9 e 23 deste mês. No restante dos dias, a decolagem aconteceu pela cabeceira 15, mais próxima do terminal, ou até mesmo pela 33, mas sem uma espera muito grande para partida.
Nos casos de maior atraso foi possível notar, através da câmera ao vivo do Aeroporto de Viracopos do canal Golf Oscar Romeo, que o avião da euroAtlantic tem decolado da cabeceira que não está em uso.
Os ventos normalmente favorecem o uso da pista 15 no horário em que o voo AD-8900 costuma partir, próximo das 20h00. Com isso, o controle de tráfego aéreo ordena para que os voos pousem e decolagem pela cabeceira 15. Como o Boeing da aérea portuguesa opta por outra decolagem, ele perde a prioridade e tem que esperar um “espaço” surgir entre os pousos e decolagens da pista 15 para que ele possa decolar pela 33.
Ainda não está claro o motivo por trás da requisição dos pilotos da euroAtlantic para decolar especificamente da pista 33 em alguns dos voos saindo de Viracopos, mas os atrasos do voo em si são recorrentes, já que neste mês de janeiro o avião saiu no horário em apenas quatro dias.
Entramos em contato tanto com a Azul Linhas Aéreas quanto com a euroAtlantic Airways para maiores esclarecimentos, e assim que as empresas nos responderem, esta reportagem será atualizada.