
Neste domingo, 31 de março, foi registrado um episódio de colisão entre um avião de carga Boeing 727 da Safe Air e um MD-82 da African Express Airways, este último inoperante, no Aeroporto de Malakal, no Sudão do Sul.
O Boeing 727-200F da Safe Air, com registro 5Y-IRE, estava tentando pousar quando colidiu com o MD-82, que havia sofrido um acidente anterior no mesmo aeroporto em fevereiro. Na ocasião, o jato havia aterrissado antes da pista e permaneceu imobilizado por ser impossível movê-lo, devido à falta de equipamento.
Em uma declaração, Bol Mijok Lual, gerente geral interino do aeroporto, disse: “Um grande avião de carga pousou e caiu em nosso aeroporto às 11h. Este avião pousou a alguns metros de distância da pista, fazendo os pneus estourarem. Como resultado, o avião perdeu controle e bateu em um avião que já havia sofrido um acidente”.
Uma investigação está em andamento para determinar a causa da colisão. Felizmente, não houve relatos de ferimentos.
1979 built Safe Air Boeing 727-2Q9(F) aircraft (5Y-IRE) has crashed at Malakal Airstrip, South Sudan earlier today.
— FL360aero (@fl360aero) March 31, 2024
The aircraft had been instrumental in the evacuation of ex-Afghan special forces from Taliban-controlled Afghanistan in 2021.#aircraft #aviation pic.twitter.com/Pvh2ZFSwYS