
Em uma operação de astúcia, uma equipe especial de investigação do Suriname localizou 593 kg de cocaína dentro de um Airbus A340 da Surinam Airways, com destino a Amsterdam. O voo, após um atraso de horas, conseguiu decolar na noite de quarta-feira do aeroporto Johan Adolf Pengel.
Como informa a imprensa holandesa, de acordo com a polícia, o carregamento estava escondido em dezessete caixas localizadas na parte inferior da cabine da aeronave. A equipe de manutenção da Surinam Airways, após receber um aviso sobre uma “irregularidade“, decidiu realizar uma investigação.
Os técnicos acionaram o Bestrijding Internationale Drugs Team (Equipe de Combate às Drogas Internacionais – BID-team, em livre tradução), e o caso agora segue sob investigação da brigada narcótica da polícia do Suriname.
A descoberta ocorre poucos dias após o anúncio de uma parceria entre Suriname e Holanda para intensificar o combate ao tráfico de drogas. Os agentes aduaneiros de ambos os países arão por treinamentos conjuntos e intercâmbio de informações sobre métodos de contrabando.
A secretária de estado da Holanda, Aukje de Vries (Responsável por Impostos e Aduana), em reunião no início de março em Paramaribo, acordou tais medidas com o ministro das finanças do Suriname, Stanley Raghoebarsingh.
De acordo com um comunicado à imprensa, a alfândega holandesa interceptou 523 kg de drogas vindas do Suriname em 2023. No ano anterior, o volume chegou a 1187 kg.
Receba as notícias em seu celular, clique para ar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.