Início Sem categoria

Autoridade fala sobre como anda a investigação da queda do avião Embraer derrubado por míssil russo 6yf5n

A investigação do acidente da aeronave da Azerbaijan Airlines (AZAL), que ocorreu nas proximidades do aeroporto de Aktau, no Cazaquistão, entrou em sua segunda fase, que consiste no exame dos materiais coletados. A informação foi divulgada pelo Ministro dos Transportes do Cazaquistão, Marat Karabayev, durante uma coletiva à imprensa. 5n3an

Karabayev explicou que a investigação é dividida em várias etapas. “A primeira etapa consistiu na coleta dos materiais adequados, que já foi concluída. Agora, estamos na segunda etapa, que é a análise dos materiais coletados,” afirmou o ministro.

Ele ressaltou que especialistas cazaques, juntamente com peritos internacionais, visitaram os aeroportos do Azerbaijão e da Rússia como parte da investigação do acidente. “Representantes da OACI (Organização da Aviação Civil Internacional) estiveram em Baku, Grozny e também em Rostov-on-Don,” acrescentou.

O ministro também garantiu que todos os materiais necessários para a análise estão atualmente no Cazaquistão. O Ministério dos Transportes havia informado anteriormente que o relatório final da investigação está previsto para ser concluído até dezembro de 2025, seguindo os regulamentos estabelecidos pela OACI para esse tipo de investigação.

Além disso, imediatamente após o acidente, foi instaurado um inquérito criminal no Cazaquistão, que está sendo conduzido sob a Parte 3 do Artigo 344 do Código Penal do país, que trata da violação das regras de operação do transporte aéreo, resultando na morte de duas ou mais pessoas. A pena máxima prevista para essa infração é de até 10 anos de prisão.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.