
A istração Federal de Aviação (FAA) está implementando atualizações em sua terminologia e mapas, uma mudança que, segundo o ex-presidente Donald Trump, visa “honrar a grandeza americana”. Essas alterações foram anunciadas em meio a um contexto político acirrado e reações diversas nas redes sociais.
Na cerimônia de seu segundo discurso de posse, Trump revelou a intenção de renomear o Golfo do México para Golfo da América. Ele explicou que essas mudanças refletem a história de exploração de Américo Vespúcio, o navegador italiano que deu nome aos dois continentes.
Além disso, Trump anunciou a mudança do nome Denali de volta para Monte McKinley, lembrando o presidente imperialista cuja presidência foi marcada por controvérsias.
In line with my commitment to restoring sanity to @USDOT, the FAA will resume using the term “Notice to Airmen” instead of “Notice to Air Missions.”
— Secretary Sean Duffy (@SecDuffy) February 11, 2025
Also, pilot charts will now reference the Gulf of America and Mt. McKinley. Thanks to President Trump, we are taking back our… pic.twitter.com/kUXcszogg3
Denali, que é a montanha mais alta da América do Norte e tradicionalmente reconhecida por esse nome pelos povos locais, foi temporariamente rebatizada de Monte McKinley de 1917 até 2015, quando o presidente Obama a reinstaurou como Denali.
O aviso da FAA menciona que estão em processo de atualização dos dados e gráficos para refletir essas mudanças de nomenclatura, conforme o estabelecido na Ordem Executiva 14172 de Trump, que visa restaurar nomes que “honram a grandeza americana”.
O secretário de Transporte, Sean Duffy, comentou que “graças ao presidente Trump, estamos recuperando nossa linguagem, nossa história e nosso país”.
Outra mudança significativa inclui a atualização do que o termo NOTAM (Notificação para Aviadores) significa. Historicamente, o NOTAM referia-se a “Notice to Airmen”, mas em 2021, o presidente Biden alterou o significado para “Notice to Air Missions”.
A FAA agora decidiu voltar ao termo anterior. Essa modificação carrega implicações práticas, pois os NOTAM são utilizados para comunicar avisos de segurança para os pilotos sobre situações como fechamento de pistas ou outros perigos temporários.
Duffy também se envolveu em uma polêmica nas redes sociais com Hillary Clinton, usando a plataforma X para discutir as atualizações na aviação. Além disso, ele anunciou que a DOGE, ou Departamento de Eficiência Governamental, liderado por Elon Musk, seria incumbida de “atualizar nosso sistema de aviação”, um anúncio que provocou reações furiosas de Clinton e gerou questionamentos sobre a viabilidade de tal iniciativa.
Essas novas diretrizes e mudanças de terminologia têm gerado debates acalorados sobre a preservação da linguagem e da história americana, destacando o quão politizados esses tópicos se tornaram no atual cenário.