
A Universidade de Hokkaido e a Japan Airlines informam am um acordo de parceria em junho de 2022 para abordar várias questões sociais em Hokkaido e liderar a criação de uma sociedade sustentável, e agora, como parte desta colaboração, a Hokkaido Air System (HAC) equipará uma de suas aeronaves com câmera externa para iniciar o primeiro monitoramento regular de maré vermelha baseado em voos do mundo, começando no verão de 2025.
Os dados de imagem capturados serão usados para detectar precocemente ocorrências de maré vermelha e fornecer informações prontamente aos parceiros da pesca, evitando assim danos ao ambiente marinho e à indústria pesqueira. No futuro, espera-se que o sistema também seja usado para um monitoramento ambiental mais amplo de florestas e oceanos.
Contexto
Maré vermelha é um fenômeno em que o fitoplâncton marinho floresce, tornando a água do mar avermelhada, causando mortes massivas de peixes e danos significativos à indústria pesqueira. Com o aumento das ocorrências de maré vermelha devido ao aquecimento global, Hokkaido sofreu mais de 9,7 bilhões de ienes em danos em 2021.
Portanto, a detecção precoce e a prevenção de danos causados pela maré vermelha através do monitoramento são essenciais. Espera-se que o monitoramento baseado em voos regulares seja eficaz devido às rotas frequentes e consistentes dos voos regulares, permitindo observações extensas e de alta frequência.
Visão Geral do Monitoramento de Maré Vermelha
A aeronave ATR42-600 de matrícula JA13HC, de propriedade da HAC e operada pela Japan Airlines, será equipada com uma câmera multiespectral na parte inferior traseira da fuselagem para monitoramento a partir de voos regulares. Essa câmera é capaz de capturar imagens em múltiplas faixas de comprimento de onda simultaneamente, detectando luz de diferentes comprimentos de onda.

As rotas de monitoramento incluirão Sapporo (Okadama) – Hakodate, Hakodate – Okushiri, e Sapporo (Okadama) – Rishiri, visando a Baía de Hakodate, Baía de Funka, Estreito de Okushiri e Canal de Rishiri. (O monitoramento inicial se concentrará na Baía de Hakodate.)
As imagens capturadas pelas câmeras serão transferidas para a Universidade de Hokkaido, onde o Professor Akihide Kasai da Faculdade de Ciências da Pesca usará um método de detecção de maré vermelha para visualizar a distribuição.
O método utiliza as diferenças nas características de fluorescência emitidas pelo fitoplâncton a partir de imagens da superfície do mar capturadas em múltiplos comprimentos de onda.
A precisão da detecção de maré vermelha será melhorada através de validações repetidas, e métodos para comunicar informações aos parceiros da pesca serão explorados.
A Universidade de Hokkaido e a JAL afirmam que continuarão a abordar várias questões sociais em Hokkaido e liderar a criação de uma sociedade sustentável.
Informações da JAL