
Como amplamente repercutido na mídia nacional, na data de ontem, 7 de abril, o Aeroporto Internacional Eurico de Aguiar Salles, de Vitória (ES), teve suas operações de pouso e decolagem suspensas devido à inoperância de equipamentos da torre de controle, istrada pela estatal NAV Brasil Serviços de Navegação Aérea, em decorrência de um problema de energia elétrica.
Segundo nota divulgada pela istração do aeroporto, a falha foi provocada por um pico de energia que afetou os sistemas de controle de tráfego aéreo e, embora o terminal de ageiros continue operando normalmente, com e de geradores, diversos voos foram impactados, especialmente nas chegadas, com cancelamentos e alternâncias para outros aeroportos.
Além do comunicado da istração do aeroporto, um posicionamento também foi emitido pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores na Proteção ao Voo (SNTPV), que representa os trabalhadores civis do sistema de controle de tráfego aéreo do Brasil, como os controladores de tráfego aéreo e demais cargos associados ao funcionamento do sistema.
Em sua publicação, o SNTPV informa aos trabalhadores que, além de prestar apoio a eles, também está à disposição para colher relatos sobre a situação, uma vez que há tempos tem alertado sistematicamente que, diante das atuais condições de trabalho, um cenário de colapso poderia se instaurar a qualquer momento.
O Sindicato disse o seguinte:
“Recebemos o relato informando que a DNB Vitória sofreu uma queda de energia, afetando também equipamentos essenciais para a operação. Diante dessa situação, as atividades da localidade e do APP encontram-se totalmente suspensas e, segundo relatos, sem previsão de retorno.
A delegada local orientou o efetivo local e reforçou que tanto ela quanto o SNTPV estão à disposição dos trabalhadores para acolher relatos, prestar apoio e tomar as medidas necessárias diante da gravidade do ocorrido.
Reafirmamos: a segurança da navegação aérea brasileira depende exclusivamente do esforço, comprometimento e profissionalismo da nossa categoria. O SNTPV tem alertado sistematicamente que, diante das atuais condições de trabalho, um cenário de colapso pode se instaurar a qualquer momento.
Seguiremos firmes, vigilantes e atuando, em todas as esferas, em defesa da categoria e da segurança da navegação aérea.“
Segundo o sistema de informações aeronáuticas do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), ainda estão ativos, neste início de manhã de terça-feira, 8 de abril, os aviso aos aeronavegantes (NOTAMs) que indicam que o ATIS, o ILS da pista 24 e o DME continuam fora de serviço.
O prazo preliminar de vigência dos NOTAMs é 21h00 da sexta-feira, 11 de abril, mostrando que, embora as equipes técnicas sigam atuando para normalizar os sistemas, ainda não há uma previsão de solução breve do problema.
Apesar disso, operações de pousos e decolagens já voltaram a acontecer nesta terça-feira, segundo a concessionária Zurich Airport Brasil, que orienta que os ageiros com voos marcados a entrarem em contato com suas companhias aéreas, preferencialmente pelos canais digitais, para verificar o status dos voos ou solicitar a remarcação.