
O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) encaminhou ofício ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) requerendo esclarecimentos sobre um possível vazamento das gravações e transcrições das conversas dos pilotos do voo 2283, da Voe, e solicitando que a investigação seja mantida em sigilo até sua conclusão.
O SNA ressalta que a Organização da Aviação Civil Internacional, responsável por estabelecer práticas e recomendações-padrão por meio de seus Anexos e documentos técnicos (DOC), determina o sigilo de dados de voo com tratamento exclusivo por autoridades competentes, o que deve ser observado pelos Estados membros, a fim de gerenciar e manter o nível de segurança de voo em um nível aceitável.
Em respeito ao trabalho realizado pelo Cenipa, aos pilotos envolvidos e aos familiares das vítimas, o SNA reforça que é essencial evitar especulações que levam à desinformação e não colaboram em nada com a investigação em curso.
Desta forma, o sindicato requereu que o Cenipa preste os devidos esclarecimentos sobre o possível vazamento de informações e solicitou que seja mantido o sigilo das investigações, conforme determina a legislação e seguindo a orientação da Icao, a qual o Brasil é país signatário.
O SNA reiterou ainda a solicitação para participar das investigações, com a indicação de um investigador certificado pelo Cenipa.
O pedido do SNA vem à margem de uma reportagem da TV Globo que, no Jornal Nacional do dia 14 de agosto, disse ter conseguido dados exclusivos das caixas-pretas do voo acidentado.
Receba as notícias em seu celular, clique para ar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.