Mais um país, a Moldávia, fechou o espaço aéreo devido ao conflito envolvendo a invasão da Ucrânia pela Rússia.

A informação foi divulgada pela própria empresa aérea de bandeira do país, a Air Moldova, que no seu Facebook divulgou que o espaço aéreo foi fechado, levando ao cancelamento de vários voos.
Pouco tempo depois, a empresa retificou a informação, afirmando que o espaço aéreo já fora reaberto e que, por enquanto, apenas um voo para a Turquia tinha sido cancelado, enquanto um para Paris e outro para Lisboa estavam retidos (sem previsão de saída).
A notícia do fechamento do espaço aéreo veio logo após a Moldávia acusar a Rússia de uma tentativa de golpe de estado no país, que faz fronteira com a Ucrânia e com a Romênia, e que é membro da OTAN.
Por causa da sua localização estratégica, a Rússia tem pressionado uma neutralidade do país ou até uma subversão, mas o governo moldavo tem se inclinado à OTAN e até cogitando entrar na aliança militar.
Recentemente, dois mísseis balísticos russos cruzaram o espaço aéreo do país para atingirem alvos na Ucrânia, e hoje foi relatado que um drone russo também invadiu o espaço aéreo da Moldávia.
⚡️Moldovan media outlet “Libera” reporting that a UAV crossed over from Ukrainian airspace and was seen over the Moldovan capitol. pic.twitter.com/ZPLoadTPTC
— War Monitor (@WarMonitors) February 14, 2023