
Após oficializar junto à Airbus, na última quarta-feira (24), durante o Farnborough International Airshow 2024, a de um contrato para a aquisição de 20 aeronaves A330neo (A330-900) de nova geração, a Vietjet e a Rolls-Royce firmaram um acordo de serviço TotalCare para a frota de 40 motores Trent 7000, que irão equipar as 20 aeronaves Airbus A330neo (A330-900). O pedido dos motores foi inicialmente divulgado durante o Singapore Airshow, em fevereiro deste ano.
O novo acordo complementará a cobertura TotalCare existente da Vietjet para sua frota de A330ceo, equipada com motores Trent 700.
O serviço TotalCare foi desenvolvido para proporcionar certeza operacional aos clientes, transferindo os riscos de tempo em voo e custos de manutenção para a Rolls-Royce. Esse serviço é apoiado por dados avançados fornecidos pelo sistema de monitoramento de saúde dos motores da Rolls-Royce, aumentando a disponibilidade operacional, confiabilidade e eficiência.
Rob Watson, Presidente da Rolls-Royce – Civil Aerospace, comentou: “Estamos encantados em anunciar este acordo de serviço com a Vietjet, enquanto eles expandem suas operações de maneira responsável e sustentável nos próximos anos. Estamos ansiosos para apoiar sua frota de Trent 7000 por muitos anos sob nosso serviço TotalCare.”
Dinh Viet Phuong, CEO da Vietjet, acrescentou: “A combinação dos modernos motores Trent 7000 na mais nova geração do Airbus A330neo, apoiada pelo serviço TotalCare, ajudará a Vietjet a alcançar novos patamares tecnológicos, melhorando significativamente a qualidade de nossos voos e aumentando a confiabilidade e eficiência de nossas operações. Especificamente, a adição da nova geração de motores de alta eficiência da Rolls-Royce está alinhada com a estratégia de desenvolvimento sustentável da Vietjet, com suas metas de ESG para alcançar emissões líquidas zero até 2050.”
A Vietjet comprometeu-se com a combinação A330neo/Trent 7000, que oferece uma melhoria de 14% na queima de combustível por assento, reduzindo as emissões. Essa redução permitirá que a companhia aérea evite mais de cem mil toneladas de CO₂ ao longo da vida útil de cada aeronave.
O motor está certificado para operar com uma mistura de 50% de Combustível Sustentável de Aviação (SAF) atualmente e foi comprovado ser compatível com 100% SAF para o futuro.
Informações da Rolls-Royce
Leia mais: