
A Armada Argentina recebeu hoje seu primeiro avião de patrulha marítima e caça submarina do modelo P-3C Orion. Fabricado a partir do consagrado turboélice comercial Lockheed Electra, o P-3 já tem uma longa história na Argentina, na versão P-3B, comprados diretamente dos EUA no final da década de 90.
Estas aeronaves operaram por alguns anos na marinha argentina e depois entraram num programa de reforma e modernização, que nunca foi concluído, e estão sem voar já há muito tempo.
No final do governo anterior, de Alberto Fernández, foi feito um contrato com a Lockheed para fornecimento de mais aviões P-3, da versão P-3N, que é originalmente a B, mas modificada para a versão N a pedido da Marinha Real da Noruega, de maneira a ficar no mesmo patamar da versão P-3C, a última feita em série na Lockheed.
Porém, o contrato ficou parado, muito provavelmente por falta de recursos, e o acordo expirou ainda com pendências de troca de sistemas de radar ingleses para americanos, devido às sanções do Reino Unido para a Argentina por causa da Guerra das Malvinas/Falklands.
Com a entrada de Javier Milei, vários projetos militares foram retomados e o do P-3 foi um deles. O primeiro de quatro aviões P-3N chegou hoje, dia 18, em Buenos Aires, para a cerimônia oficial de apresentação que será feita amanhã na capital argentina.
Arribo hoy a AEP del recientemente adquirido por la Armada P-3 C Orión para su presentación mañana 📷🇦🇷 pic.twitter.com/tj0RHFBFu6
— Jorge Quaglini (@jqfotoyvideo) September 18, 2024