Início Acidentes e Incidentes

Antes do acidente desta quarta, jatos Embraer E-Jet tiveram apenas duas ocorrências fatais 1y353v

Divulgação: Embraer

A queda do Embraer E190 da Azerbaijan Airlines próximo ao aeroporto de Aktau, no Cazaquistão, reavivou memórias de acidentes anteriores envolvendo aeronaves da linha Embraer E-Jet. 6a83q

Este trágico acidente de 25 de dezembro de 2024 foi o terceiro fatal envolvendo a linha de jatos da fabricante brasileira. Situações de Emergência do Cazaquistão. O histórico de segurança, no entanto, é notável.

O primeiro caso foi relatado com um Embraer E190 de matrícula B-3130, operado pela chinesa Henan Airlines, que encontrou um destino sombrio em 24 de agosto de 2010, quando caiu perto do aeroporto de Yichun, na China. Dos 96 ocupantes a bordo, 44 não sobreviveram, e cerca de 50 ficaram feridos. Investigações revelaram erros de pilotagem como a causa principal desse desastre.

Outra tragédia marcou o Embraer E-Jet em 29 de novembro de 2013, quando a aeronave da LAM Mozambique Airlines, no voo que ligava Maputo a Luanda, caiu no Parque Nacional de Bwabwata, na Namíbia. A investigação posterior revelou motivos perturbadores, apontando uma “intenção clara” do comandante em causar o acidente.

O Embraer E-Jet, parte de uma conceituada família de aviões de médio alcance desenvolvidos na década de 1990 pela fabricante brasileira Embraer, tinha como objetivo superar desafios regionais com design de fuselagem estreita.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.