
Nesta terça-feira (21), a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) informou que emitiu o Certificado de Tipo para o modelo Extra NG, produzido pela fabricante alemã Extra Aerobatic Aircraft. O modelo, validado para uso no Brasil após um processo de cinco meses, foi originalmente certificado pela European Union Aviation Safety Agency (EASA), a autoridade de aviação civil europeia.
A rápida emissão do Certificado de Tipo destaca a eficiência dos acordos de cooperação técnica entre a EASA e a ANAC, que facilitam a entrada de novas aeronaves nos países membros e ampliam as operações para operadores brasileiros e europeus. Durante o processo de validação do Extra NG, a equipe da ANAC realizou análises documentais e uma visita técnica à cidade de Hünxe, na Alemanha.
O modelo Extra NG é um avião acrobático de dois lugares, com alto desempenho, construído com material compósito de fibra de carbono, equipado com motor alternativo único e hélice de três ou quatro pás.
A aeronave foi projetada para executar movimentos acrobáticos de alta performance dentro de seus limites operacionais. Ela pode alcançar uma velocidade máxima de cruzeiro de 161 nós na categoria acrobática e opera a uma altitude máxima de 3.048 metros.
Leia mais: