
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) colocou no ar duas consultas setoriais, permitindo que profissionais e organizações de manutenção contribuam na formulação de propostas para novas Instruções Suplementares (IS). As consultas estão disponíveis na seção Consultas Setoriais do portal da ANAC até 4 de dezembro.
A Consulta Setorial nº 5 trata da criação da Instrução Suplementar nº 120-017 – Revisão A (IS nº 120-017A), intitulada “Métodos de programa de confiabilidade – padrões para determinar limitações de tempo”.
Essa instrução fornece orientações sobre a estrutura de um programa de confiabilidade, permitindo que operadores aéreos com um Programa de Manutenção de Aeronavegabilidade Continuada otimizem os intervalos de manutenção com base em dados estatísticos. Esta atualização é vista como um o significativo para aumentar a competitividade dos operadores nacionais em comparação com os estrangeiros, já que diversas autoridades internacionais já autorizam a otimização dos períodos de manutenção das aeronaves com base na experiência do operador.
A Consulta Setorial nº 6 apresenta a criação da Instrução Suplementar nº 91.409-002, Revisão A (IS nº 91.409-002A), que se foca na “Prevenção de acidentes por perda de potência em voo e monitoramento de tendências de motores convencionais”.
Esta instrução fornece diretrizes para prevenir o risco de falhas em motores convencionais durante o voo, utilizando programas de monitoramento de tendências, capazes de detectar precocemente a perda de desempenho do motor.