
A vinda do grande avião cargueiro Antonov AN-124 Ruslan ao Brasil, prevista para ocorrer hoje, 24 de setembro, sofreu uma alteração e agora a operação deve ser realizada no final de semana.
Como informado no domingo, o jato quadrimotor, operado pela empresa aérea ucraniana Antonov Airlines, decolaria de Mombasa, no Quênia, na madrugada desta terça-feira, no voo ADB-3876, com destino ao Aeroporto Internacional Tom Jobim – Galeão, no Rio de Janeiro (RJ).
Agora, com a mudança, o sistema da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) mostra que o pouso no aeroporto da capital fluminense está programado para 13h30 do próximo sábado, dia 28 de setembro.
Depois de descarregar a carga, o AN-124 decolará apenas na noite do dia seguinte. O voo ADB-0376 deverá partir às 22h00 do domingo, com destino ao Aeroporto de Harrisburg, em Middletown, nos Estados Unidos.
Segundo informações de uma fonte relacionada à operação, o grande avião foi contratado para transportar uma carga especial, de grandes dimensões, partindo de Hong Kong, na China.
Um dos maiores aviões do mundo e símbolo da indústria ucraniana, o Antonov AN-124 Ruslan tem 69 metros de comprimento e 21 metros de altura, podendo levar até 150 toneladas de carga. Seu recorde em operação comercial é de 135 toneladas, quando, em 1993, levou um gerador elétrico da Siemens, da Alemanha para a Índia.