
O Airbus informou ontem, 10 de outubro, que o FlightLab demonstrador da Airbus Helicopters testou com sucesso um sistema elétrico de controle de voo na preparação de uma nova interface homem-máquina (HMI, na sigla em inglês) que equipará o CityAirbus NextGen, protótipo de aeronave elétrica de pouso e decolagem vertical (eVTOL, na sigla em inglês).
Segundo a fabricante europeia, este marco representa um o importante para inaugurar uma nova geração de aeronaves elétricas de mobilidade aérea urbana.
Marking a first in the 🚁 industry, one single piloting stick 🕹️ replaces the three conventional pilot controls (cyclic,pedals, collective) and is able to control all aircraft axes.#FlightLab #FlyByWire #eVTOL #CityAirbus pic.twitter.com/8aDUhOt6mc
— Airbus Helicopters (@AirbusHeli) October 10, 2023
Os controles do piloto foram consideravelmente simplificados graças à assistência aprimorada de pilotagem fornecida pelo sistema elétrico de controle de voo. Marcando a primeira vez na indústria de helicópteros, um único manche de pilotagem substitui os três controles de piloto convencionais (cíclico, pedais e coletivo) e é capaz de controlar todos os eixos da aeronave.
Dessa maneira, usando o único manche, o piloto é capaz de realizar todas as manobras: decolagem, subida, aceleração, curva, desaceleração, aproximação, descida e pouso.
A Airbus destaca que o stick único ocupa menos espaço, oferece melhor visibilidade ao piloto e é combinado com uma HMI revisada que utiliza displays simples, fornecendo uma seleção de informações especificamente adaptadas aos eVTOLs.
Após o sucesso da campanha de testes de voo, a Airbus Helicopters está trabalhando na finalização dos detalhes deste novo sistema antes que novos testes sejam realizados no âmbito do Vertex, um projeto realizado em parceria com a Airbus UpNext que irá avançar ainda mais na autonomia, gerenciando a navegação e simplificando a preparação de missões.
Tomasz Krysinski, Chefe de Pesquisa e Inovação da Airbus Helicopters, explicou que este sistema foi projetado desde o início considerando todos os parâmetros de certificação, pois será um grande o na validação do projeto do eVTOL de mobilidade aérea urbana CityAirbus NextGen.
“A vantagem de um sistema de controle de voo elétrico é enorme, especialmente quando se trata de reduzir a carga de trabalho do piloto e, em última análise, aumentar a segurança da missão. É também um ótimo exemplo de como nossos demonstradores são usados para amadurecer os blocos tecnológicos necessários para preparar o futuro do voo vertical”, disse Tomasz Krysinski.