
Uma aeronave Airbus A330 da Força Aérea Brasileira segue, neste momento, em um voo sem escalas do Brasil para a Rússia. 526m4q
De matrícula FAB 2902, trata-se de um A330-200, designado KC-30 na Força Aérea Brasileira. A aeronave decolou às 10h13 do Aeroporto Internacional de Brasília e está realizando um voo de aproximadamente 14 horas até o Aeroporto de Vnukovo, em Moscou.
Esta é a chamada aeronave precursora, que leva a comitiva inicial responsável por preparar a visita do presidente Lula à capital russa, por ocasião da comemoração do Dia da Vitória, que será realizada em 9 de maio.
Essa data celebra a vitória dos Aliados sobre o nazismo ao fim da Segunda Guerra Mundial. No Brasil, porém, a comemoração ocorre um dia antes, em 8 de maio, seguindo a tradição americana, britânica, canadense, indiana e de outros países que lutaram na Itália ao lado da Força Expedicionária Brasileira. A diferença ocorre porque a rendição da Alemanha Nazista foi assinada em 8 de maio de 1945, mas, no fuso horário de Moscou, já era o dia 9.
Apesar das restrições ao espaço aéreo para voos com destino à Rússia — causadas pela segunda invasão russa da Ucrânia —, o KC-30 da FAB seguirá em rota direta, sem desvios, por se tratar de uma missão diplomática, uma das poucas exceções que permitem a aeronaves com destino a Moscou cruzar o espaço aéreo europeu.
Espera-se que, nos próximos dias, o Airbus ACJ319 presidencial, de matrícula FAB 2101, decole com o presidente Lula rumo a Moscou, sendo necessária uma escala para reabastecimento (normalmente realizada em Lisboa). Lula deverá se encontrar com o presidente russo e ditador Vladimir Putin, que também receberá outros líderes mundiais, como o ditador venezuelano Nicolás Maduro, o ditador bielorrusso Alexander Lukashenko, o presidente da China, Xi Jinping, o presidente da Sérvia da Bósnia e Herzegovina, Milorad Dodik, o presidente da Sérvia, Aleksandar Vučić, e o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas.
Você pode acompanhar o trajeto do voo do KC-30 da FAB por meio do link ou na janela abaixo:
Receba as notícias em seu celular, clique para ar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nossos perfis no Instagram e no Facebook, e nosso canal no WhatsApp.