
Air Canada está comemorando um marco de 60 anos sob seu nome atual e com o famoso círculo vermelho com o a folha de maple que enfeita as caudas de suas aeronaves. A companhia, que originou-se como Trans-Canada Air Lines em 1937, realizou um rebranding no dia 1º de janeiro de 1965, adotando a nova identidade e o logotipo que são imediatamente reconhecíveis.
A escolha do nome Air Canada foi estratégica, refletindo o desejo da companhia de ter uma marca bilíngue que simbolizasse sua evolução para uma companhia aérea internacional. Para criar essa nova identidade, a Air Canada contou com a expertise de uma das principais consultorias de marca do país na época, a Stewart, Morrison e Roberts.
No verão de 1964, a icônica folha cercada por um círculo aberto foi selecionada como o símbolo da nova identidade da companhia. Desde então, o logotipo ou por duas atualizações, uma em 1993 e a versão atual, que foi lançada em 2004.
Michael Rousseau, presidente e CEO da Air Canada, expressou o significado profundo que o rondelle tem para os canadenses. “Os clientes nos dizem rotineiramente que, não importa onde estejam no mundo, assim que veem o rondelle na cauda de uma aeronave, sentem que já estão em casa. Levamos a responsabilidade de representar o lar para os canadenses muito a sério, e estamos imensamente orgulhosos da longevidade duradoura de um símbolo tão icônico.”