
A Air Botswana introduziu um Embraer ERJ-145 à sua rede doméstica e regional, iniciando operações na quarta-feira, 13 de novembro. A aeronave, de 16 anos e registrada sob o número de série 14501063, foi arrendada da Westair Aviation, controladora da Fly Namibia, em um acordo de ACMI (Aeronave, Tripulação, Manutenção e Seguro).
Como informou o Newsaero, embora a duração exata do acordo de arrendamento não tenha sido divulgada, espera-se que a parceria se estenda a longo prazo. Recentemente, a Air Botswana também adquiriu outros dois ERJ-145 (msn 14501040 e 14501022) por meio da firma de corretagem americana Gari Capital Group LLC, oriundos do Parque Industrial de Morowali, na Indonésia.
A manutenção dessas aeronaves, que estão atualmente em Windhoek, é de responsabilidade da Westair, que também operará os aviões sob o Certificado de Operador Aéreo (AOC) de sua subsidiária, Fly Namibia.
Esse arranjo é temporário, uma vez que a Air Botswana ainda não possui as capacidades de AMO (Organização de Manutenção Aprovada) necessárias para ar esse tipo de aeronave, e os ERJ145s ainda não estão registrados no AOC da transportadora botsuanesa.
A Air Botswana, que já opera dois ATR 72, um Embraer E190 e um recém-adquirido E175 em agosto, visa expandir sua frota para fortalecer sua rede aérea. Novas rotas incluem Gaborone-Durban, Gaborone-Windhoek, Maun-Cape Town e Kasane-Mpumalanga.
A companhia também planeja relançar serviços chave como Johannesburg-Maun, Johannesburg-Kasane e Johannesburg-Francistown, além de consolidar suas conexões para Cape Town, Harare e Lusaka a partir de Gaborone.