Início Sem categoria

Aeroportos da Zurich Brasil comentam certificação Nível 4 do ACI Airport Carbon Accreditation w5229

Imagem: Zurich Airport Brasil

O Conselho Internacional de Aeroportos da América Latina e Caribe (ACI-LAC) anunciou com alegria que o Aeroporto Internacional de Vitória, no Espírito Santo, e o Aeroporto de Macaé, no Rio de Janeiro, ambos operados pela Zurich Airport Brasil, obtiveram a certificação Nível 4 do programa ACI Airport Carbon Accreditation. u3u70

Em fevereiro, o Aeroporto Internacional de Florianópolis já havia conquistado o mesmo nível, tornando-se o primeiro aeroporto no Brasil a atingir essa certificação.

Para alcançar o Nível 4, os aeroportos demonstraram uma redução consistente nas emissões de gases de efeito estufa (GEE), consolidaram o engajamento de parceiros que atuam no ambiente aeroportuário e apresentaram uma estratégia de gestão de carbono a longo prazo, orientada para alcançar a neutralidade de carbono até 2040.

Esse compromisso está alinhado ao Acordo de Paris e às diretrizes do Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).

Rafael Echevarne, diretor-geral da ACI-LAC, parabenizou a Zurich Airport Brasil pelo avanço significativo em sua agenda climática, afirmando: “O reconhecimento internacional demonstra que o Brasil está progressivamente avançando em direção à excelência na gestão de carbono nos aeroportos, contribuindo ativamente para uma aviação mais responsável na América Latina.”

Em 2024, o Aeroporto de Vitória registrou uma redução considerável nas suas emissões de carbono, com uma pegada de 158 toneladas de CO2, comparada a 170 toneladas em 2023. Para atingir o Net Zero em 2040, o aeroporto deverá alcançar no mínimo 123 toneladas de emissões anuais.

Esse progresso é resultado do trabalho contínuo e rigoroso realizado pela Zurich Airport Brasil, que monitora 30 categorias de fontes de emissão de GEE.

As iniciativas incluem desde o deslocamento dos colaboradores até a escolha de produtos e fornecedores com menor pegada de carbono, além das emissões geradas na manutenção das aeronaves em solo. O monitoramento é realizado por meio de um software desenvolvido internamente chamado Carbon Flow, que já foi reconhecido na Conferência Anual da ACI-LAC em 2021 com a “Green Airport Recognition”.

Um dos destaques das ações da Zurich Airport Brasil para reduzir sua pegada de carbono é o projeto 400 hertz e PCA, que fornece energia limpa para aeronaves em solo. Desde a implementação desse sistema em março de 2024, a iniciativa evitou a emissão de 3.781 toneladas de GEE.

O Aeroporto de Macaé, que se tornou o primeiro aeroporto regional e com base offshore no Brasil a ser certificado com Nível 4 do ACI, recebeu essa certificação em reconhecimento ao seu esforço em construir parcerias com stakeholders para reduzir as emissões e promover a eletrificação da frota de veículos do aeroporto.

Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil, comentou sobre essa conquista: “Esse reconhecimento para o Aeroporto de Vitória e o Aeroporto de Macaé é motivo de orgulho, pois evidencia os avanços alcançados a partir do nosso compromisso genuíno com a sustentabilidade.”

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.