Início Aeroportos

Aeroporto Internacional de Manaus fecha por 7 horas devido a buraco na pista 5m21i

Aeroporto de Manaus – Imagem: ME/ Portal da Copa / CC BY 3.0 BR, via Wikimedia

Um problema estrutural e pontual na pista do Aeroporto Internacional de Manaus, no Amazonas, paralisou as operações aéreas por mais de sete horas, atrasando diversos voos comerciais na terça-feira. As operações foram retomadas após 7 horas. 2c5wy

Cerca de seis voos foram cancelados e outros sete tiveram ajustes no horário. Em nota, a Vinci Airports, a do aeroporto, informou que a suspensão aconteceu para que fosse realizada uma “manutenção corretiva emergencial” em um trecho da pista, que segundo fontes, ocorreu em uma das cabeceiras.

A a ainda comentou que foi necessário suspender as operações, entre 7h e 14h, de terça-feira (21), e que a manutenção buscou garantir a qualidade da pista e segurança das operações no terminal. Um NOTAM emitido ontem (20), já informava o fechamento do aeródromo devido à degradação de pavimento.

De acordo com o site BCN Amazonas, o voo G3-2145, da Gol Linhas Aéreas, com destino Brasília, precisou esperar por 30 minutos na pista lateral para poder decolar. Aos ageiros, o comandante informou que um buraco na cabeceira estava comprometendo a segurança da operação. Em seguida, a aeronave mudou a direção e decolou a partir da cabeceira 29.

Devido aos cancelamentos dos voos, diversos ageiros enfrentaram problemas com a falta de comunicação por parte das companhias aéreas, que, em suas defesas, relataram que não foram alertadas da suspensão previamente.

Em nota, a Gol afirmou que clientes receberam os tratamentos previstos enquanto aguardam a liberação para decolagem. A Azul destacou que quatro voos foram cancelados, e outros cinco reprogramados. Os clientes impactados pela alteração receberam a assistência necessária, conforme a companhia. Já a Latam informou que alguns dos seus voos com origem e destino no Aeroporto de Manaus precisaram ser cancelados. A companhia afirmou que o fato é totalmente alheio ao controle da empresa e disse que está prestando assistência aos ageiros impactados.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.