
Os aeroportos istrados pela Aena no Brasil seguem em ritmo de crescimento, com destaque para o Aeroporto de João Pessoa, na Paraíba, que registrou um aumento expressivo de 34,4% no número de ageiros em abril de 2025, em comparação com o mesmo mês do ano anterior. 13t4k
O terminal paraibano recebeu mais de 141 mil viajantes no período, tornando-se um dos que mais cresceram percentualmente no país, ao lado de Maceió, que avançou 29,2%.
De janeiro a abril, os 17 aeroportos operados pela Aena no Brasil movimentaram 14,6 milhões de ageiros, o que representa um crescimento de 5,4% em relação ao mesmo período de 2024.
Somente em abril, foram 3,5 milhões de embarques e desembarques, 5,7% a mais do que no ano ado. Congonhas, em São Paulo, manteve a liderança como o mais movimentado, com 1,9 milhão de ageiros, seguido por Recife e Maceió.
Para a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, Rosália Lucas, o bom desempenho do aeroporto da capital é resultado direto de uma estratégia coordenada pelo Governo do Estado.
“Este crescimento histórico é fruto do incremento estratégico dos investimentos em promoção nacional e internacional, em total convergência com o trade turístico, municípios e parceiros institucionais. Estamos colhendo os frutos de um trabalho conjunto, com forte desempenho nas vendas das operadoras e ampliação para novos mercados emissores”, destacou.
O presidente da PBTur, Ferdinando Lucena, também comemorou os números e reforçou a relevância do terminal para a economia local. “O Aeroporto de João Pessoa é a porta de entrada para um destino que vem se consolidando cada vez mais no cenário nacional. Esses resultados mostram que estamos no caminho certo.”
Na mesma linha, o secretário executivo do Turismo da Paraíba, Delano Tavares, lembrou que políticas voltadas para a atração de eventos, roteiros diversificados e ações de fortalecimento da imagem da Paraíba como destino turístico completo também contribuem para o avanço do setor. “Esses dados refletem o esforço coletivo de posicionar o estado de forma estratégica no mercado turístico nacional.”
Somente nos primeiros quatro meses de 2025, o aeroporto de João Pessoa já movimentou cerca de 599 mil ageiros — um aumento de 15,5% em relação ao mesmo período do ano ado.
O resultado reforça a tendência de recuperação e expansão do setor aéreo no Nordeste, onde todas as capitais atendidas pela Aena apresentaram desempenho positivo. Com conexões bem planejadas e uma gestão focada em eficiência, o terminal paraibano vem se consolidando como um hub regional importante, impulsionando o desenvolvimento econômico do estado e fortalecendo sua vocação para o turismo e os negócios.
Leia mais: