Início Aeroportos

Aeroporto de Campinas-SP recebe outro incomum pouso de Airbus A350 em desvio de voo por chuva 1b1112

2s2i3l

A tarde e a noite de ontem, terça-feira, 18 de fevereiro, foram marcadas por transtornos para milhares de ageiros, pois fortes chuvas na Grande São Paulo resultaram em dezenas de desvios de aviões.

Conforme dados de rastreamento online de voos, aeronaves que pousariam a partir das 15h00 no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, acabaram terminando em aeroporto em Campinas-SP, Ribeirão Preto-SP, Confins-MG, Curitiba-PR, Florianópolis-SC, Porto Alegre-RS, Rio de Janeiro-RJ, Vitória-ES, Salvador-BA e Brasília-DF.

Outras que pousariam a partir das 14h00 no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, foram para Guarulhos-SP, Ribeirão Preto-SP, Campinas-SP, Uberlândia-MG e Rio de Janeiro-RJ.

Com isso, o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, voltou a receber uma incomum operação de um Airbus A350, dessa vez da Turkish Airlines, como pode ser visto no vídeo a seguir, do canal “Viracopos FullHD”:

Chegando de Santiago do Chile em Guarulhos no voo TK-216, por volta das 15h00, os pilotos do A350-900 de matrícula TC-LGT realizaram órbitas (esperas em voo) por mais de 30 minutos para ver se as condições meteorológicas melhoravam.

Sem mudança na situação, optaram por levar o A350 para Campinas, onde o pouso foi realizado às 15h58. Depois de longa permanência no pátio de Viracopos, o jato partiu às 22h55, pousando em Guarulhos às 23h27, mais de 8 horas após o horário padrão de chegada, 15h15.

Embora o Aeroporto de Viracopos já tenha contado com voos regulares dos Airbus A350-900 da Azul Linhas Aéreas, desde que a companhia retirou o modelo de sua frota, não há mais operações de equipamentos da família A350 em Campinas.

No final de janeiro, também ocorreu o inédito pouso de um A350-1000 no local, quando o avião da inglesa British Airways também foi desviado de Guarulhos por causa de meteorologia adversa.