
O Aeroporto Internacional de Abu Dhabi está programado para abrir o novo Terminal A no início de novembro de 2023. A abertura, mesmo com anos de atraso, contribui para a evolução da infraestrutura de transportes de Abu Dhabi, reforçando o potencial da aviação local e posicionando os Emirados Árabes Unidos como um centro global de comércio e negócios.
O novo terminal está equipado com tecnologias de última geração, possui uma série de sistemas biométricos interligados que proporcionarão aos viajantes maior conforto e rapidez de uma viagem digitalizada, desde a fase pré-viagem até o portão de embarque, facilitada por quiosques de segurança, autoatendimento, pontos de controle de segurança simplificados e sistemas de manuseio de bagagem, detalha o Aviacionline.
O Terminal A tem uma área de 742 mil metros quadrados, é um dos maiores terminais aeroportuários do mundo e aumentará significativamente a movimentação de ageiros e cargas no Aeroporto Internacional de Abu Dhabi.
Uma vez operacional, o novo terminal atenderá até 45 milhões de ageiros por ano, terá capacidade para processar 11 mil viajantes por hora e operará 79 aeronaves o tempo todo.
O novo terminal foi homenageado com prêmios internacionais de design e é um marco arquitetônico na paisagem urbana de Abu Dhabi. Em linha com as aspirações e objetivos de sustentabilidade dos Emirados Árabes Unidos, a instalação possui iluminação com eficiência energética, sistemas avançados de aquecimento, ventilação e ar condicionado (HVAC) e incorporou materiais sustentáveis na sua construção.
O terminal também contará com salões luxuosos, áreas de relaxamento e spa. Com 163 estabelecimentos comerciais, a oferta comercial do “Terminal A” atrairá tanto viajantes a lazer como a negócios.
“Como a nova porta de entrada de Abu Dhabi para o mundo, o Terminal A incorpora o compromisso dos Aeroportos de Abu Dhabi em apoiar o desenvolvimento econômico sustentável do emirado. A inauguração das instalações, que está entre as maiores e mais grandiosas do nosso planeta, abre uma nova página nos 55 anos de história da aviação de Abu Dhabi. Um farol de modernidade e sofisticação, será um motor fundamental para o crescimento do nosso emirado, estimulando o turismo e o comércio“, disse Mohammed bin Hamad bin Tahnoon Al Nahyan, presidente dos Aeroportos de Abu Dhabi.