Receba as notícias em seu celular, e o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

A Infraero informa que abriu licitação para concessão de uso de área destinada à exploração comercial para hangaragem e/ou manutenção de aeronaves no Aeroporto Internacional de Corumbá, em Mato Grosso do Sul (MS).
O espaço a ser concedido está localizado no lado ar do aeroporto, próximo ao pátio de estadia, e conta com 855 m², sendo 621 m² de área edificada externa e 234 m² de área não edificada externa.
O prazo de contrato é de 48 meses a partir da do contrato e a licitação será realizada na forma eletrônica, em sessão pública. A abertura das propostas ocorre no próximo dia 10 de julho, às 9h, com início da disputa de preços às 10h.
O tipo da licitação é por maior oferta e o regime de contratação é pelo preço global. O certame é aberto a qualquer empresa estabelecida no País, cujo ramo de atividade seja compatível com o objeto da licitação e que atenda às exigências do edital. Para ler o edital, clique aqui.
História do Aeroporto
Localizada estrategicamente na tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Bolívia, Corumbá foi uma das primeiras cidades do interior do Brasil a ser servida pela aviação comercial, quando, em 21 de setembro de 1960, nos festejos de aniversário da cidade, o Aeroporto Internacional de Corumbá foi construído. Foi pioneiro na Região Centro-Oeste do país e acompanhou o crescimento da cidade.
Os recursos naturais, as jazidas de minério de ferro e manganês, o ecoturismo, o turismo de negócios e a pesca transformaram o município e toda a região em importante polo de desenvolvimento, aumentando consideravelmente o fluxo de ageiros no aeroporto e também a renda da população local.
Em 1975 o Aeroporto Internacional de Corumbá foi incorporado pela Infraero, que deu início a várias reformas como a ampliação e implantação do sistema de iluminação da área do pátio de manobras e de estacionamento de aeronaves, a construção de um armazém de carga (TECA 250), de abrigo para viaturas, recapeamento da pista de pouso e decolagem com concreto asfáltico, entre outros importantes reparos.
Em 2001, a Infraero inaugurou um novo terminal de ageiros com uma arquitetura que se inspirou em um dos peixes conhecidos da região, o pacu, e ampliou a pista para 2000 metros para permitir aviões de maior porte.


Para valorizar a fachada do terminal de ageiros, em 2004, o aeroporto recebeu a escultura “O Monumento Pantanal de Corumbá”, do artista plástico Cleir Ávila, destacando uma das aves mais belas do Pantanal sul mato-grossense, a arara-canindé.
Em 2019, segundo dados da Infraero, os concessionários obtiveram um faturamento de R$ 337.444,66. Foram 32.405 ageiros entre embarques e desembarques, e 2.172 operações de pousos e decolagens, sendo a Azul a única empresa a operar voos regulares para Corumbá.
Informações oficiais da Infraero
Receba as notícias em seu celular, e o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.